FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Graduação Licenciatura Pedagogia (Noturno e Matutino)

Sábado25 Novembro 2017

Pedagogia

Tamanho da letra:

Objetivos do Curso:

Portaria SERES nº 299 de 27/12/2012

“...nos tempos atuais a competência profissional transcende 
os limites da mera aptidão técnico-científica
e adentra o campo do político-social. Isto equivale
a dizer que o papel da universidade não é o de formar profissionais
para atender apenas às demandas do mercado,
mas, sim, formar cidadãos imbuídos de valores éticos que,
com competência técnica, atuem no seu contexto social
de modo comprometido com a construção de uma sociedade mais inclusiva.”
(M. E. F. Rodrigues)

A formação ora proposta deverá possibilitar o estudo e a vivência dos processos educativos, que envolvam métodos de ensino e de avaliação; e dos processos de gestão e avaliação das instituições de ensino, que envolvam conceitos, técnicas e legislação específicos. A perspectiva dessa formação fundamenta-se na práxis, ou seja, na articulação dialética da teoria e da prática. Para que a práxis seja garantida, o estudo do corpo conceitual produzido, na área de Pedagogia, será articulado com a produção de conhecimento, através da prática de pesquisa. Esta, por sua vez, deve ser acompanhada pelos professores do curso e desenvolver a reflexão crítica, que permeará, também, o planejamento, a execução, a avaliação de atividades educativas e a aplicação de contribuições dos vários campos de conhecimentos (filosofia, antropologia, história, ecologia, sociologia etc.). A prática da pesquisa contribui ainda com desenvolvimento de habilidades como observação, descrição, análise, interpretação e argumentação necessárias em qualquer área que o pedagogo venha a atuar.

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar o profissional licenciado e habilitado para:

  • o desenvolvimento de pesquisas, metodologias, planejamento, avaliação e aplicação de técnicas didáticas para o ensino.
  • a análise da evolução histórica das concepções e práticas educativas; do desenvolvimento de técnicas e de conhecimentos a respeito da metodologia de ensino/aprendizagem, atuando na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional.
  • A formação proposta no curso espera contribuir para que o pedagogo articule não só o saber (conhecimento dos conteúdos específicos de sua área), como também o saber pensar sobre sua atuação como educador e o saber intervir em sua prática diária, transformando-a e melhorando-a continuamente, como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia (Parecer CNE/CP nº 5/2005, homologado em 22/02/2006).


Finalmente, e em sentido amplo, o curso espera levar ao graduando a consciência de sua inserção na sociedade e de sua capacidade de exercer o papel de profissional e de cidadão, atuando de modo compromissado com a ética e com a responsabilidade social.

Perfil do Egresso:

O perfil do egresso do curso de Pedagogia da Faculdade de Paulínia delineia-se a partir do domínio de uma série de competências e características voltadas para o compromisso com a promoção e o resgate da qualidade da educação, no Brasil. No âmbito mais geral, a formação no curso de Pedagogia deve possibilitar ao seu egresso:

  • relacionar teoria com a prática, a partir de uma formação geral sólida e de uma visão comprometida com valores éticos e com a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária. Para tanto, faz-se necessário desenvolver uma postura crítica, responsável, criativa e reflexiva que permitirá interferir na realidade sócio-econômica, política, cultural e pensar, compreender e conviver com as diversidades de aspectos que caracterizam o mundo a sua volta, em diferentes comunidades;
  • promover trocas entre várias culturas, visando a valorização e o estudo de temas e conteúdos relevantes específicos de cada uma, demonstrando consciência da diversidade e respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • exercer funções de magistério na Educação Infantil - compreendendo, respeitando, cuidando e educando crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social; nas séries iniciais do Ensino Fundamental promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes; da mesma forma, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas para as quais os conhecimentos pedagógicos possam contribuir;
  • Ensino Fundamental - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, contribuindo para a aprendizagem de sujeitos, que se encontre em qualquer fase do desenvolvimento humano e nos vários níveis e modalidades do processo educativo;
  • planejar, coordenar, acompanhar e propiciar suporte educacional no âmbito da educação básica, promovendo e facilitando relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas não-escolares, identificando dificuldades socioculturais e educacionais a partir de uma postura investigativa, integrativa e propositiva visando contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • produzir e difundir pesquisas sobre os estudantes e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências escolares e não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes conjunturas; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, relacionando-as as linguagens dos meios de comunicação de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • desenvolver trabalho em equipe, com uma perspectiva interdisciplinar, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, aplicando criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
  • buscar novas informações, transformá-las em conhecimento, contribuindo com a busca de soluções para a organização e para a sociedade utilizando seus conhecimentos de forma inovadora e independente.

HORÁRIOS: MATUTINO E NOTURNO

Estrutura Curricular:

1º Semestre



CH

História da Educação 80
Língua Portuguesa: Comunicação e Expressão 80
Fundamentos de Filosofia e Filosofia da Educação 80
Fundamentos de Sociologia e Sociologia da Educação 80
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 80
2º Semestre

CH

Suporte Educacional Familiar: escola de pais 40
Fundamentos e Projetos em Educação Ambiental 80
Didática e Prática Pedagógica 80
Arte-educação 80
Gestão do Trabalho Coletivo 40
Informática, Tecnologia e Educação 80
3º Semestre

CH

Fundamentos da Educação Infantil: Cuidar e Educar 60
Prática em Educação Infantil 20
Correntes Pedagógicas, Projetos e Avaliação na Ed. Infantil 40
Estatística Básica e Aplicada

80
Cultura Popular, Criatividade e Oficinas de Materiais Pedagógicos. 80
Psicologia Construtivista e Sócio-interacionista 40
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico: História e Fundamentos 40
4º Semestre

CH

Coordenação Pedagógica: Escola e Mediação

60
Prática Coordenação Pedagógica

20
Estrutura e Funcionamento da Escola de Ed. Básica 80
Cultura, Educação Inclusiva e Cidadania: Desafios e Práticas 80
Educação em Saúde e Recreação Hospitalar 80
Literatura Infanto-juvenil 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico:  Métodos e Técnicas 40
5º Semestre

CH

Magistério do Ensino Fundamental: Teoria e Prática 60
Prática no Magistério do Ensino Fundamental 20
Teoria e Metodologia do Ensino da Matemática 80
Teoria e Metodologia do Ensino de Ciências 80
Teoria e Metodologia do Ensino de História e Geografia 80
Metodologia da Alfabetização e da Língua Portuguesa 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico: Projeto de Pesquisa 40
6º Semestre

CH

Conceitos e Técnicas de Gestão Escolar 60
Prática em Gestão Escolar 20
Metodologia  da Educação Artística e da Educação Física 80
Organização Didática: Planejamento e Avaliação 40
Educação de Jovens e Adultos 40
Comunicação, Mídia e Educação 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico: Normalização Científica 40
Legislação Educacional e Financiamento da Educação 40
7º Semestre

CH

Gestão da Educação nas Empresas 60
Prática em Gestão de Pessoas 20
Economia Política e Economia Positiva 80
Didática para o Ensino à Distância 40
Planejamento e Avaliação Educacional 40
Ética Profissional 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico: Elaboração de Monografia 40
Desafios da Educação Contemporânea 40
Pedagogia: Aspectos Legais e Políticas Públicas 40
Carga horária Disciplinas 2800
Estágio 300
Atividades Complementares 100
Carga horária Total:

3200

Estrutura curricular à partir de 2017

1º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

80

História das Ideias Pedagógicas

80





80

Fundamentos e Projetos de Educação Ambiental

80





40

Ética

40





40

Fundamentos de Sociologia

40





40

Informática: Tecnologia e Educação

40





40

Arte e Expressão

40





40

Metodologia e Organização do Trabalho Acadêmico

40





40

Psicologia Educacional

40











 






 
2º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

80

Didática e Formação Docente

80





80

Língua Portuguesa

80





80

Política e Organização da Educação Básica

80





40

Sociologia Educacional

40





40

Psicologia do Desenvolvimento

40





40

Metodologias Ativas

40





40

Filosofia Educacional

40





               
3º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

40

Psicologia da Aprendizagem

40





40

Escola e Comunidade: desafios e prática

40





80

Literatura Infanto-juvenil

80





80

Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil

80





40

Prática e Estágio em Educação Infantil



40

80

40

Pedagogia de Projetos na Educação Infantil

40





80

Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

80











 








 
4º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

40

Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental

40





40

Prática e Estágio do Ensino Fundamental



40

100

40

Fundamentos de Iniciação Científica

40





40

Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências

40





40

Prática do Ensino de Ciências



40



80

Metodologia da Alfabetização

80





40

Prática de Alfabetização



40



40

Educação Especial e Inclusão Social

40





40

Libras

40





               








 
5º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

40

Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

40





40

Prática do Ensino da Língua Portuguesa



40



40

Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática

40





40

Prática do Ensino da Matemática



40



40

Metodologia da Pesquisa

40





40

Direitos Humanos em Educação

40





40

Prática e Estágio em Direitos Humanos em Educação



40

100

40

Gestão e Supervisão Educacional

40





40

Prática e Estágio em Gestão e Supervisão Educacional



40

40

40

Contemporaneidade: Dificuldades de aprendizagem escolar

40





               
6º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

40

Conteúdo e Metodologia do Ensino da História

40





40

Prática do Ensino da História



40



40

Conteúdo e Metodologia do Ensino da Geografia

40





40

Prática do Ensino da Geografia



40



40

Educação de Jovens e Adultos

40





40

Prática e Estágio em Educação de Jovens e Adultos



40

40

40

Comunicação Mídia e Educação

40





40

Metodologia de Projetos Aplicativos

40





40

Legislação Educacional e Financiamento

40





40

Estatística

40











 








 
7º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

40

Coordenação Pedagógica: Escola e Mediação

40





40

Prática e Estágio em Coordenação Pedagógica



40

40

80

Educação em Saúde e Recreação Hospitalar

80





40

Conteúdo e Metodologia do Ensino de Artes

40





40

Prática do Ensino de Artes



40



40

Relações etnicorraciais e cultura afro-brasileira e indígena

40





40

Prática da Iniciação Científica



40



40

Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão e Movimento

40





40

Prática do Ensino de Expressão e Movimento



40











 
8º. Semestre

Hs/aula

Disciplina

T

P

AE

80

Cultura e diversidade

80





40

Pedagogia Empresarial

40





40

Prática em Pedagogia Empresarial



40



40

Diversidade: gênero e cultura

40





40

Ação Educativa e Desenvolvimento Humano

40





40

Didática para o Ensino a Distância

40





40

Prática para o Ensino a Distância



40



80

Planejamento, Currículo e Avaliação

80





tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

Our website is protected by DMC Firewall!