FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Graduação Tecnologia (superior em 2 anos) Tecnologia em Gestão Ambiental

Sábado25 Novembro 2017

Tecnologia em Gestão Ambiental

Tamanho da letra:

Objetivos do Curso:

Portaria de reconhecimento nº 13 de 02/03/2012

O curso Superior de Tecnologia em GESTÃO AMBIENTAL foi concebido para suprir a lacuna da comunidade local por profissionais com formação profissional que revele competências e habilidades compatíveis com aquelas recomendadas pelo Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, bem como pelo perfil descrito para o profissional segundo o Ministério do Trabalho e ainda características específicas detectadas junto às organizações da região.

Nessa perspectiva, entende-se que um curso superior de tecnologia deva estar voltado à contemporaneidade dos fundamentos e técnicas de “gestão”, que se tornam cada vez mais universais, e à realidade regional, provável área geográfica de atuação dos profissionais que irá formar. É necessário compreender que, embora a competição seja global, a ação é local, o que implica na necessidade de uma visão sistêmica.

Ressalta-se que a crescente demanda por novas ocupações determina a característica marcante dos Cursos de Graduação Tecnológica. São cursos inovadores que possuem um traço profissional de caráter específico, em que a formação profissionalizante (tecnologia específica) está ancorada a uma base tecnológica geral. Nesse sentido, os cursos tecnológicos, destinados a egressos do ensino médio, técnico e superior, devem se diferenciar dos cursos de graduação e dos cursos seqüenciais ao possibilitar ao seu egresso o prosseguimento de estudos em outros cursos e programas de educação superior. Os cursos deverão formar profissionais especializados em segmentos (áreas), tendo como foco um ramo específico. A organização curricular dos cursos de tecnologia fundar-se-á nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.

As disciplinas são caracterizadas como um conjunto de conhecimentos a ser estudado de forma sistemática, dividido em 4 semestres, com um mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.

Levando em conta a figura do futuro profissional, egresso desta IES, alguns aspectos devem ser ressaltados:

  • Deve-se considerar o interesse do aluno por uma aprendizagem efetiva, no sentido de lhe promover maior acesso ao mercado de trabalho, através de etapas rápidas e estimulantes que claramente representem benefícios à sua qualificação profissional, antecipando sua formação tecnológica básica, seguida da complementação de conteúdos de caráter específico e complementar;
  • Tanto quanto possível, a aprendizagem deve sempre ser pessoalmente significativa, buscando-se aproveitar os conceitos e vivências pré-existentes no aluno, a partir do que se constrói a base de conhecimento. Assim, as disciplinas instrumentais devem deixar de ter um fim em si mesmo, buscando sua relação com o universo do aluno, onde estas passam a ter sentido imediato;Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, em nível estratégico mas principalmente operacional, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais.

Os objetivos gerais e imediatos a serem perseguidos referem-se às áreas de ensino e extensão:

  • Ensino - pautar pela excelência do ensino tecnológico, pela incorporação de teorias e práticas numa perspectiva global para aplicação local, de acordo com a abrangência do ambiente ao qual está inserida sua atuação.
  • Extensão - inserção na comunidade em que está instalado e em setores econômicos específicos para a prática de atividades de consultoria e operação na esfera da habilitação pretendida.

São objetivos específicos do curso:

  • Responder a uma demanda crescente por profissionais “prontos” na área específica do curso, realizando assim tarefas organizacionais que lhe são afins;
  • Capacitar o futuro graduado para um mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais internacionalizado.
  • Agregar ao graduando instrumentos para atuar nas mais diversas empresas, em sua área específica de atuação.

Outro aspecto importante a se considerar reside no desenvolvimento de uma estrutura curricular moderna e apta a desvendar os desafios sociais, de maneira participativa e transparente, buscando a flexibilização curricular e o desenvolvimento de mecanismos institucionais alternativos de integralização curricular, a partir dos mecanismos dispostos nos demais documentos institucionais vigentes, de maneira a dar mais significado ao curso a ser construído pelo aluno.

Perfil do Egresso:

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos do Curso de Graduação Tecnológico da Faculdade de Paulínia o seguinte perfil específico desejado:

O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições desse profissional. Podendo elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para, a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

  • A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
  • O reconhecimento da missão favorece a compreensão dos processos organizacionais e de sua participação nestes, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
  • O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
  • Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.

Estrutura Curricular:

1º Semestre



CH

Fundamentos da Administração 80
Comunicação Empresarial 80
Introdução à Economia 40
Fundamentos de Ecologia e Meio Ambiente 80
Ciências do Solo e das Águas 80
Seminários 40
2º Semestre

CH

Processos Organizacionais 80
Mercadologia 80
Matemática Aplicada 40
Poluição Ambiental 80
Energia e Meio Ambiente 40
Qualidade do Ar e Resíduos Sólidos 80
3º Semestre

CH

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 80
Contabilidade Gerencial 80
Estatística Aplicada 40
Legislação Ambiental 40
Manejo de Ecossistemas, Planej. e Gestão de Recursos Hídricos 80
Economia e Educação Ambiental 80
4º Semestre

CH

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Produção e Cadeia de Suprimentos 80
Desenvolvimento Sustentável 40
Monitoramento Ambiental e Análise de Risco 80
Gestão Ambiental 80
Empresas e Certificações Ambientais 40
Carga horária Total:

1600



Estrutura Curricular - Turmas Iniciando em 2012

1º Semestre



CH

Estrutura e Administração de Processos 80
Comunicação Empresarial 80
Economia de Empresas 40
Liderança e Gestao de Equipes 40
Ciências do Solo e das Águas 80
Fundamentos da Ecologia e Meio Ambiente 80
2º Semestre

CH

Evolução do Pensamento Administrativo 80
Contabilidade 80
Fundamentos da Matemática 40
Poluição Ambiental 80
Legislação e Licenciamentos 40
Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos 80
Libras 40
3º Semestre

CH

Direito Empresarial e Trabalhista 80
Administração Mercadológica 80
Estatística Aplicada 40
Manejo de Ecossistemas, Planej e Gestão de Rec.Hid. 80
Análise de Risco e SIG 80
Química Tecnológica Ambiental I 40
4º Semestre

CH

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Gestão das Informações Organizacionais 80
Sustentabilidade Organizacional 40
Gestão Ambiental 80
Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho 40
Química Tecnológica Ambiental II 40
Educação Ambiental 40
Total Disciplinas:

1600

Atividades Práticas Supervisionadas:

20% adicionais à carga de cada semestre

Libras (optativa)

40

Total Geral:

1640

tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

Our website is protected by DMC Firewall!