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Sábado25 Novembro 2017

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

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Objetivos do Curso:

Portaria de reconhecimento nº 38 de 19/04/2012

O curso Superior de Tecnologia em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS foi concebido para suprir a lacuna da comunidade local por profissionais com formação profissional que revele competências e habilidades compatíveis com aquelas recomendadas pelo Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, bem como pelo perfil descrito para o profissional segundo o Ministério do Trabalho e ainda características específicas detectadas junto às organizações da região.

Nessa perspectiva, entende-se que um curso superior de tecnologia deva estar voltado à contemporaneidade dos fundamentos e técnicas de “gestão”, que se tornam cada vez mais universais, e à realidade regional, provável área geográfica de atuação dos profissionais que irá formar. É necessário compreender que, embora a competição seja global, a ação é local, o que implica na necessidade de uma visão sistêmica.

Ressalta-se que a crescente demanda por novas ocupações determina a característica marcante dos Cursos de Graduação Tecnológica. São cursos inovadores que possuem um traço profissional de caráter específico, em que a formação profissionalizante (tecnologia específica) está ancorada a uma base tecnológica geral. Nesse sentido, os cursos tecnológicos, destinados a egressos do ensino médio, técnico e superior, devem se diferenciar dos cursos de graduação e dos cursos seqüenciais ao possibilitar ao seu egresso o prosseguimento de estudos em outros cursos e programas de educação superior. Os cursos deverão formar profissionais especializados em segmentos (áreas), tendo como foco um ramo específico. A organização curricular dos cursos de tecnologia fundar-se-á nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.

As disciplinas são caracterizadas como um conjunto de conhecimentos a ser estudado de forma sistemática, dividido em 4 semestres, com um mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.

Levando em conta a figura do futuro profissional, egresso desta IES, alguns aspectos devem ser ressaltados:

  • Deve-se considerar o interesse do aluno por uma aprendizagem efetiva, no sentido de lhe promover maior acesso ao mercado de trabalho, através de etapas rápidas e estimulantes que claramente representem benefícios à sua qualificação profissional, antecipando sua formação tecnológica básica, seguida da complementação de conteúdos de caráter específico e complementar;
  • Tanto quanto possível, a aprendizagem deve sempre ser pessoalmente significativa, buscando-se aproveitar os conceitos e vivências pré-existentes no aluno, a partir do que se constrói a base de conhecimento. Assim, as disciplinas instrumentais devem deixar de ter um fim em si mesmo, buscando sua relação com o universo do aluno, onde estas passam a ter sentido imediato;

Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, em nível estratégico mas principalmente operacional, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais.

Os objetivos gerais e imediatos a serem perseguidos referem-se às áreas de ensino e extensão:

  • Ensino - pautar pela excelência do ensino tecnológico, pela incorporação de teorias e práticas numa perspectiva global para aplicação local, de acordo com a abrangência do ambiente ao qual está inserida sua atuação.
  • Extensão - inserção na comunidade em que está instalado e em setores econômicos específicos para a prática de atividades de consultoria e operação na esfera da habilitação pretendida.

São objetivos específicos do curso:

  • Responder a uma demanda crescente por profissionais “prontos” na área específica do curso, realizando assim tarefas organizacionais que lhe são afins;
  • Capacitar o futuro graduado para um mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais internacionalizado.
  • Agregar ao graduando instrumentos para atuar nas mais diversas empresas, em sua área específica de atuação.

Outro aspecto importante a se considerar reside no desenvolvimento de uma estrutura curricular moderna e apta a desvendar os desafios sociais, de maneira participativa e transparente, buscando a flexibilização curricular e o desenvolvimento de mecanismos institucionais alternativos de integralização curricular, a partir dos mecanismos dispostos nos demais documentos institucionais vigentes, de maneira a dar mais significado ao curso a ser construído pelo aluno.

Perfil do Egresso:

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos do Curso de Graduação Tecnológico da Faculdade de Paulínia o seguinte perfil específico desejado:

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

  • A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
  • O reconhecimento da missão favorece a compreensão dos processos organizacionais e de sua participação nestes, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
  • O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
  • Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.

Estrutura Curricular - Turmas até 2011

1º Semestre



CH

Fundamentos da Administração 80
Comunicação Empresarial 80
Introdução à Economia 40
Gerenciamento De Pessoas 80
Administração De Cargos E Salários 40
Sistema De Qualidade 80
2º Semestre

CH

Processos Organizacionais 80
Mercadologia 80
Matemática Aplicada 40
Avaliação de Desempenho 80
Treinamento e Desenvolvimento 80
Benefício e Assistência Social 40
3º Semestre

CH

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 80
Contabilidade Gerencial 80
Estatística Aplicada 40
Desenvolvimento ee Recursos Humanos 80
Técnicas de Negociação 40
Modelos de Liderança 80
4º Semestre

CH

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Produção e Cadeia de Suprimentos 80
Desenvolvimento Sustentável 40
Suprimento de Mão-de-obra 80
Gestão do Conhecimento 40
Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho 40
Relações Trabalhistas e Sindicais 40
Carga horária Total:

1600



Estrutura Curricular - Turmas Iniciando em 2012

1º Semestre



CH

Estrutura e Administração de Processos 80
Comunicação Empresarial 80
Economia de Empresas 40
Liderança e Gestao de Equipes 40
Sistema de Qualidade 80
Gerenciamento de Pessoas 80
2º Semestre

CH

Evolução do Pensamento Administrativo 80
Contabilidade 80
Fundamentos da Matemática 40
Desenvolvimento de Recursos Humanos 80
Recrutamento e Seleção Pessoal 80
Psicologia Organizacional 40
Libras 40
3º Semestre

CH

Direito Empresarial e Trabalhista 80
Administração Mercadológica 80
Estatística Aplicada 40
Treinamento e Desenvolvimento 80
Avaliação de Desempenho 80
Benefícios e Qualidade de Vida no Trabalho 40
4º Semestre

CH

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Gestão das Informações Organizacionais 80
Sustentabilidade Organizacional 40
Modelos de Liderança 80
Gestão do Conhecimento 40
Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho 40
Remuneração e Cargos e Salários 40
Total Disciplinas:

1600

Atividades Práticas Supervisionadas:

20% adicionais à carga de cada semestre

Libras (optativa)

40

Total Geral:

1640

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