FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Graduação Tecnologia (superior em 2 anos) Tecnologia em Saneamento Ambiental

Quarta20 Setembro 2017

Tecnologia em Saneamento Ambiental

Tamanho da letra:

Objetivos do Curso:

A proposta do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental é integrar a ciência e a tecnologia ao desenvolvimento de aptidões, para aplicá-las no mercado de trabalho, estimulando principalmente o espírito crítico e empreendedor. Preparar as organizações para este contexto globalizado e produtivo exige o conhecimento específico de competências ligadas ao tecnólogo em saneamento ambiental.

A ampliação da participação brasileira no mercado mundial, assim como o incremento do mercado interno está intimamente relacionada com a capacitação tecnológica e gerencial. Adicionalmente é notório que o processo tecnológico causou alterações no modo de produção, na distribuição da força de trabalho e sua qualificação. Dentro desse novo contexto, insere-se a importância da educação profissional na forma tecnológica, de curta duração, de forma a acompanhar as necessidades de um mercado de trabalho tão dinâmico e em constante mutação.

No especial caso da região de Paulínia, a carência de profissionais gestados na própria região segundo suas necessidades e características demonstra uma grande carência educacional em nível superior, possibilitando a esta IES ocupar tal espaço com uma proposta moderna diante do contexto nacional, mas sensível às características específicas desta região que desponta no Estado como grande polo químico e petroquímico. Empresas de capital internacional e empresas nacionais que participam do mercado internacional direta ou indiretamente compõem o grande perfil empresarial da região, onde o Tecnólogo de Saneamento Ambiental irá atuar.

A região em que se encontra a Faculdade de Paulínia possui um elevado potencial de crescimento populacional e econômico. Os índices apresentados de crescimento populacional (IBGE, 2007) e econômico (SEADE, 2007) da região, sugerem que na região, se faz necessário fornecer à comunidade um nível cada vez maior de recursos educacionais, tendo em vista o número de empresas, bancos, estabelecimentos comerciais instalados, além das necessidades da crescente população por melhor qualidade de vida e também o grande potencial para instalação de indústrias e empresas de diversos setores.

Outro aspecto observado é a experiência da IES na região, com cursos de tecnologia em outras áreas, revelando a busca pelas empresas de profissionais com formação superior específica, aptos a gerar resultados para suas organizações através de competências e habilidades compatíveis com aquelas recomendadas pelo Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, combinadas com características específicas detectadas junto às organizações da região.

As disciplinas são caracterizadas como um conjunto de conhecimentos a ser estudado de forma sistemática, dividido em 4 semestres, com um mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.

Levando em conta a figura do futuro profissional, egresso desta IES, alguns aspectos devem ser ressaltados:

  • Deve-se considerar o interesse do aluno por uma aprendizagem efetiva, no sentido de lhe promover maior acesso ao mercado de trabalho, através de etapas rápidas e estimulantes que claramente representem benefícios à sua qualificação profissional, antecipando sua formação tecnológica básica, seguida da complementação de conteúdos de caráter específico e complementar;
  • Tanto quanto possível, a aprendizagem deve sempre ser pessoalmente significativa, buscando-se aproveitar os conceitos e vivências pré-existentes no aluno, a partir do que se constrói a base de conhecimento. Assim, as disciplinas instrumentais devem deixar de ter um fim em si mesmo, buscando sua relação com o universo do aluno, onde estas passam a ter sentido imediato;

Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, em nível estratégico mas principalmente operacional, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais.

Os objetivos gerais e imediatos a serem perseguidos referem-se às áreas de ensino e extensão:

  • Ensino - pautar pela excelência do ensino tecnológico, pela incorporação de teorias e práticas numa perspectiva global para aplicação local, de acordo com a abrangência do ambiente ao qual está inserida sua atuação.
  • Extensão - inserção na comunidade em que está instalado e em setores econômicos específicos para a prática de atividades de consultoria e operação na esfera da habilitação pretendida.

São objetivos específicos do curso:

  • Responder a uma demanda crescente por profissionais “prontos” na área específica do curso, realizando assim tarefas organizacionais que lhe são afins;
  • Capacitar o futuro graduado para um mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais internacionalizado.
  • Agregar ao graduando instrumentos para atuar nas mais diversas empresas, em sua área específica de atuação.

Outro aspecto importante a se considerar reside no desenvolvimento de uma estrutura curricular moderna e apta a desvendar os desafios sociais, de maneira participativa e transparente, buscando a flexibilização curricular e o desenvolvimento de mecanismos institucionais alternativos de integralização curricular, a partir dos mecanismos dispostos nos demais documentos institucionais vigentes, de maneira a dar mais significado ao curso a ser construído pelo aluno.

Perfil do Egresso:

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos do Curso de Graduação Tecnológico da Faculdade de Paulínia o seguinte perfil específico desejado:

O Tecnólogo em Saneamento Ambiental tem como atribuição o planejamento, a gestão e a operação de sistemas de saneamento ambiental. Entre outras atividades, ele gerencia o abastecimento e tratamento de águas, fiscaliza sua qualidade, implanta tratamento de efluentes e de resíduos domésticos e industriais com o respectivo sistema de drenagem. A gestão de redes de monitoramento ambiental, planejamento e implementação de campanhas de educação sanitária e ambiental também são possibilidades de atuação desse profissional.

Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

  • A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
  • O reconhecimento da missão favorece a compreensão dos processos organizacionais e de sua participação nestes, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
  • O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
  • Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.


Estrutura Curricular:

1º Semestre CH
Estrutura e Administração de Processos 80
Comunicação Empresarial 80
Economia de Empresas 40
Fundamentos de Ecologia e Meio Ambiente 80
Ciências do Solo e das Águas 80
Liderança e Gestão de Equipes 40
2º Semestre CH
Evolução do Pensamento Administrativo 80
Contabilidade 80
Fundamentos da Matemática 40
Poluição Ambiental 80
Legislação e Licenciamento 40
Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos 80
3º Semestre CH
Direito Empresarial e Trabalhista 80
Administração Mercadológica 80
Estatística Aplicada 40
Química Tecnológica e Ambiental I 40
Química Sanitária 40
Biologia Sanitária 40
Tratamento de Água para Consumo Humano 80
4º Semestre CH
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho 80
Sustentabilidade Organizacional 40
Ecotoxicologia 40
Educação Ambiental 40
Tratamento dos Esgotos Sanitários 40
Tratamento dos Efluentes Líquidos Industriais 80
Carga horária Total: 1600
tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd