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Home Graduação Tecnologia (superior em 2 anos) Tecnologia em Secretariado

Sábado25 Novembro 2017

Tecnologia em Secretariado

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Objetivos do Curso:

Portaria de autorização nº 222 de 03/08/2009
O curso de Tecnologia em Secretariado da FACP procura formar profissionais para interagir conhecimentos, experiências e saberes de forma a permitir o desenvolvimento do potencial humano voltado para ações e práticas requeridas por um mercado altamente competitivo. São valorizados a capacidade crítica, criativa, inovativa e as de análise, reflexão e de busca de alternativas de soluções que propiciem alternativas viáveis e exeqüíveis diante da realidade organizacional na qual o profissional estiver atuando. Os conteúdos propostos na grade curricular do curso Superior de Tecnologia em Secretariado aprofundam conceitos e conteúdos voltados para a prática profissional e, ao mesmo tempo, privilegia conteúdos críticos, contemporâneos e emergentes relacionados à profissão. Ambos os eixos são considerados essenciais para a consolidação de uma formação integrada e plena que se pauta nas exigências do mercado. Isto possibilita à FACP a criação de um sólido arcabouço conceitual nos formandos favorecendo a sua evolução integral.

Dentro desta visão integradora de conteúdos, o curso de Tecnologia em Secretariado da Faculdade de Paulínia – FACP possui os seguintes objetivos:

  • Formar profissionais adequados a realidade nacional e regional, capazes, contudo, de ajustar-se à dinâmica das mudanças dos contextos social, político, econômico e cultural, possuindo sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas e técnicas com possibilidades de atuar junto aos diversos tipos de organizações;
  • Formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade na execução de suas atribuições se pautando pela lógica globalizada em que as organizações se filiam para atender às necessidades dos seus clientes;
  • Formar profissionais para as atividades de secretariado voltado para o segmento estratégico, tático e/ou operacional das organizações de forma que sejam capazes de analisar, criticar e refletir sobre as ações que executam sob uma postura humanista e ética;
  • Contribuir na construção de conhecimentos técnicos especializados de forma a possibilitar que os egressos do curso sejam aptos a desenvolver práticas profissionais compatíveis com as necessidades das organizações que atuam;
  • Desenvolver as habilidades, competências e potencialidades dos egressos de forma que os egressos sejam capazes de desempenhar suas funções em conformidade com as melhores práticas profissionais e com os preceitos, normas e condutas éticas das organizações nas quais atuam;
  • Formar profissionais que sejam capazes de promover o auto-desenvolvimento e a auto-aprendizagem;
  • Formar profissionais aptos a exercer um papel fundamental no desenvolvimento organizacional;
  • Formar profissionais com vasto conhecimento das técnicas em assessoria e secretariado com entendimento amplo do papel das organizações e de seus subsistemas.

O Tecnólogo em Secretariado da FACP oferece um amplo leque de atuação possibilitando que seus egressos atuem na ocupação de secretariado como também na função de assessoria a executivos. Focado em princípios de atuação pró-ativa, flexível, responsável, competente, dinâmica e com postura profissional de agente facilitador o curso procura desenvolver nos profissionais estes predicados favorecendo a tomada de consciência da importância de seu papel profissional contribuindo para que os egressos atuem como verdadeiros gestores de captação e organização de informações de forma a assessorar o executivo na gestão organizacional. Neste sentido o egresso formado pela instituição estará apto a desenvolver as atividades abaixo descritas considerando o planejamento inerente ao local onde estiver atuando: 

  • Planejar estruturas de secretariado para executivos;
  • Administrar equipe;
  • Treinar e desenvolver pessoas interagindo com as diferentes áreas das empresas;
  • Coordenar e controlar pessoas que prestam serviços a secretária: auxiliares de secretária, office-boys, copeiras, motoristas além de documentos e correspondências;
  • Atender clientes externos e internos;
  • Organizam viagens e prestar serviços em idiomas estrangeiros;
  • Cuidar da agenda pessoal dos executivos;
  • Assessorar os gestores visando um melhor desempenho da eficiência e eficácia organizacional, por meio do envolvimento e do apoio das pessoas e identificando necessidades de melhoria das relações humanas, tomando as decisões para implementar as mudanças necessárias.conhecer com veemência o ramo de negócio da organização, desde a matéria-prima até o produto acabado ( isso, se o ramo for industrial, por exemplo);
  • Conhecer a estrutura organizacional da empresa;
  • Organizar reuniões corporativas coordenando todas as ações necessárias para a sua concretização;
  • Planejar e promover eventos cerimoniais e protocolares referentes à sua área de atuação de forma a contribuir com o êxito e os objetivos organizacionais;
  • Contribuir na identificação de alternativas que favoreça os gestores na tomada de decisões;
  • Desenvolver habilidade de comunicação interpessoal;
  • Desenvolver a capacidade de interpretar o ambiente de trabalho de forma sistêmica com a finalidade de captar informações importantes para municiar os gestores na tomada de decisões acertadas;
  • Redigir documentos, relatórios, cartas, memorandos, mensagens de forma clara, objetiva e em conformidade com as políticas de comunicação interna e externa da organização a qual pertença;
  • Contribuir com a redução de custos da sua área de atuação elaborando planos orçamentários e financeiros de materiais que são necessários para a sua atuação profissional;
  • Aplicar conceitos e ferramentas tecnológicas específicas de assessoramento otimizando os processos vinculados a suas atividades;
  • Implantar e gerir programas de desenvolvimento organizacional.

Perfil do Egresso:

O perfil profissional do egresso do curso de Tecnologia em Secretariado segue as demandas do mercado de trabalho da RMC sendo um profissional que deve estar preparado para planejar e organizar os serviços de secretaria de centros decisórios de uma organização.

Tomando como base o conjunto de habilidades técnicas e pessoais necessárias ao desempenho das funções de Secretariado nas organizações, destinadas a garantir uma identidade nacional à categoria profissional, o Curso busca se adequar a realidade do contexto da Região Metropolitana de Campinas que, fruto de suas características peculiares, exige uma orientação especial dos conteúdos programáticos.

Diante disto os seguintes aspectos emergem como orientadores do projeto pedagógico do Curso de Tecnologia em Secretariado:

  • Consciência da responsabilidade das atribuições de Secretariado junto à sociedade;
  • Prática profissional pautada em elevados valores de justiça e ética profissional;
  • Formação focada em um uma visão estratégica possibilitando que o egresso compreenda o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido;
  • Capacidade de tomada de decisões diante da diversidade, complexidade e interdependência das informações que circulam em tempo real;
  • Formação técnica e focada na prática profissional para atuar no assessoramento e planejamento das atividades de secretariado em conformidade com as demandas atuais;
  • Competência para coordenar equipes de trabalho e para atuar de forma isolada;
  • Capacidade para atuar como agente multiplicador de conhecimento dentro das organizações.

Estrutura Curricular:

1º Semestre



CH

Gestão Organizacional

80

Técnicas Gerais de Secretariado I

80

Introdução à Comunicação Empresarial

40

Matemática Aplicada à Gestão Organizacional

40

Introdução à Língua Portuguesa

80

Administração de Conflitos e Relacionamento Interpessoal

80

2º Semestre

CH

Gestão de Eventos Empresariais

80

Técnicas de Secretariado II

80

Comunicação Empresarial

80

Língua Portuguesa

80

Informática Aplicada

40

Técnicas de Apresentação

40

3º Semestre

CH

Comportamento Organizacional

80

Inglês Básico

80

Gestão de Pessoas e Equipes

80

Direito Público e Privado 

40

Psicologia

40

Espanhol Básico

80

4º Semestre

CH

Marketing Aplicado a Secretariado

80

Espanhol Avançado

80

Inglês Avançado

80

Gestão Empresarial Estratégica

80

Sociologia e Ética

80

Projeto Integrado de Desenvolvimento Profissional - PRIDEP 80

Carga horária Total:

1680

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