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Home Graduação Bacharelado Administração

Terça25 Julho 2017

Administração

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Objetivos do Curso:

Portaria de reconhecimento nº 223 de 09/06/2006

O curso de Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade de Paulínia foi concebido para suprir a lacuna da comunidade local por profissionais com formação profissional que revele competências e habilidades compatíveis com aquelas recomendadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e ainda reconheça as especificidades da sua região de atuação. Para tanto apresenta em seu currículo disciplinas e atividades em uma seqüência ordenada e hierarquizada semestralmente, de acordo com o projeto pedagógico, cuja integralização dá direito ao correspondente diploma.

O projeto pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresa foi analisado e autorizado pela Portaria Ministerial do MEC n° 3066 de 26 de dezembro de 2001, sendo posteriormente reconhecido pela Portaria. Nº 223, de 7 de junho de 2006.

As disciplinas são caracterizadas como um conjunto de conhecimentos a ser estudado de forma sistemática, dividido em 8 semestres, com um mínimo de 4 anos e máximo de 8 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.

O curso de administração adquiriu na atualidade um caráter estratégico de validade social e profissional, tendo em vista em primeiro lugar o avanço tecnológico nos vários setores de atividade e a conseqüente exigência de profissionais capacitados para gerenciar não só a complexidade empresarial, produto desta situação, como também para administrar os processos de mudança produzidos incessantemente por essa modernização tecnológica.

Diante das novas exigências tecnológicas, o curso de bacharelado em Administração de Empresas está concebido para realizar-se em 04 anos letivos, com um total de 3.200 horas, em semanas de 06 dias letivos efetivos, com a configuração e sistemática de oferta de acordo com os informativos organizados para os subitens constantes do projeto do curso.

Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais; em especial, reconhecer a razão de ser da organização, seus diferentes processos e a complexidade do ambiente no qual estas estão inseridas, sendo capaz de propor e conduzir soluções adequadas às modernas práticas de gestão, que levem a resultados esperados.

Inserido no contexto global, busca ainda formar profissionais capazes de reconhecer a importância do comércio entre as nações e das oportunidades internacionais, estando aptos a tomarem a iniciativa da promoção da integração e desenvolvimento das relações comerciais demandadas pela atual sociedade globalizada, valorizando a reflexão e a busca de inovações.

A missão é um fator relevante na administração, principalmente quando se elabora o planejamento estratégico da organização. Da mesma forma, guardadas as devidas proporções, a missão de um curso será exatamente o que caracteriza de forma mais definida, sua identificação no contexto da escola da qual faz parte, do ramo de ensino onde se insere e do ambiente social de que faz parte.

O curso de graduação em Administração de Empresas tem o intuito de formar administradores capazes de atuar como empreendedores, executivos, gerentes ou mesmo em atividades técnicas da administração, permitindo que estes possuam bagagem teórica e habilidade prática suficiente para que possam contribuir para o sucesso das organizações em que atuarem. O curso forma profissionais voltados para a compreensão sistêmica dos processos organizacionais, desenvolve o senso empreendedor e a capacidade de compreender e interagir com a prática organizacional, promovendo soluções eficientes e eficazes para os problemas organizacionais.

Segundo uma visão sustentável do ambiente onde as organizações se inserem, o administrador formado pela FACP é levado a contextualizar as questões operacionais e estratégicas através da ótica dos resultados financeiros, processos, produtos, clientes e pessoas.

Perfil do Egresso:

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos dos cursos de Administração da Faculdade de Paulínia o seguinte perfil desejado:

Os alunos dos Cursos de Administração da Faculdade de Paulínia deverão estar aptos a reconhecer e interpretar a razão de ser (missão) das organizações e atividades nas quais se virem inseridos, bem como os recursos e meios necessários para a adequada consecução de tais missões, dentro de uma filosofia de respeito social e ética empresarial. Deverão ainda desenvolver competência específica em sua área de habilitação, complementando o seu potencial de contribuição com a sociedade e suas organizações.

Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

  • A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a missão da organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
  • O reconhecimento das missões favorece a compreensão da organização como processos, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
  • Tal compreensão da organização favorece a escolha das práticas de gestão a serem aplicadas na busca da consecução de sua missão;
  • O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
  • Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.

Em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, definidas pela Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação, a Faculdade de Paulínia estruturou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com o objetivo de possibilitar ao administrador formado o desenvolvimento das seguintes competências: 

I - reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

II - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III - refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV - desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V - ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI - desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos or ganizacionais, revelando-se profissional adaptável;

VII - desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e

VIII - desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Mercado de Trabalho:

Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes/executivos, em empresas com fins lucrativos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais.

Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios, como indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços, ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.

Práticas:

Trabalhos interdisciplinares em todos os semestres do curso, com aplicação predominantemente prática;

  • Orientação para Estágios
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Semana de Administração
  • Palestras e Debates
  • Monitoria
  • Cursos de Extensão
  • Empresa Junior

Estrutura Curricular - Turmas até 2011

1º Semestre



CH

Evolução do Pensamento Administrativo 80

Contabilidade 80

Metodologia Científica 40

Fundamentos de Matemática 80

Interpretação e Produção de Textos 80

Psicologia Organizacional 40

2º Semestre

CH

Estrutura e Administração de Processos 80

Análise das Demonstrações Financeiras 40

Sociologia 80

Modelos de Gestão 40

Matemática para Administradores 80

Seminários Gerais 80

3º Semestre

CH

Administração Mercadológica 80

Economia de Empresas 40

Introdução ao Direito 40

Estatística 80

Introdução a Administração de Pessoas 80

Administração Financeira 80

4º Semestre

CH

Administração do Relacionamento com o Cliente 80

Macroeconomia 40

Estatística para Administradores 80

Direito 40

Formação de Preços de Venda 40

Administração de Pessoas 80

Processos Decisórios 40

5º Semestre

CH

Fundamentos de Logística Empresarial 80
Liderança e Empreendedorismo 80
Gerenciamento de Projetos 40

Técnicas de Racionalização de Processos 40

Planej. Operacional – Marketing e Produção 80

Gov.Corp e Instr.Avançados de Gestão 80

6º Semestre

CH

Administração das Operações Produtivas 80
Gestão das Informações Organizacionais 80
Aprendizagem Organizacional 40

Planej. Operacional – RH e Finanças 80

Marketing em Áreas Especiais 80

Normalização de Processos 40

7º Semestre

CH

Evolução do Pensamento Estratégico 80
Gestão do Conhecimento 40
Técnicas de Negociação 40

Ambiente Econômico Global 80

Estágio Supervisionado / TCC 160

8º Semestre

CH

Administração Estratégica 80
Desenvolvimento Gerencial 40
Jogos de Empresas 80

Tópicos Avançados em Administração 40

Estágio Supervisionado / TCC 160

Carga horária Total:

3200



Estrutura Curricular - Turmas Iniciando em 2012

1º Semestre



CH

Administração do Relacionamento com o Cliente 80

Interpretação e Produção de Textos 80

Seminários Gerais 80

Introdução ao Direito 40

Homem e Sociedade 40

Psicologia Organizacional 40

Liderança e Gestão de Equipes 40

2º Semestre

CH

Evolução do Pensamento Administrativo 80

Contabilidade 80

Fundamentos da Matemática 80

Ciências Sociais 40

Economia de Empresas 40

Comunicação Empresarial 40

Filosofia e Ética 40

3º Semestre

CH

Estrutura e Administração de Processos 80

Matemática Financeira 80

Administração de Pessoas 80

Análise das Demonstrações Contábeis 40

Processos Decisórios 40

Direito Empresarial e Trabalhista 40

Sustentabilidade Organizacional 40

4º Semestre

CH

Administração Financeira 80

Estatística 80

Administração das Operações Produtivas 80

Economia e Gestão do Setor Público 80

Direito Tributário 40

Técnicas de Racionalização de Processos 40

Libras (optativa) 40

5º Semestre

CH

Gestão Recursos Materiais e Patrimoniais 80
Administração Mercadológica 80
Estatística Aplicada 80

Elaboração e Análise de Projetos 40

Formação de Preços de Venda 40

Governança Corporativa 40

Metodologia do Trabalho Acadêmico 40

6º Semestre

CH

Gestão das Informações Organizacionais 80
Empreendedorismo e Plano de Negócios 80
Planejamento Operacional 80

Logística Empresarial - Transportes 40

Aprendizagem Organizacional 40

Marketing Internacional 40

Métodos de Pesquisa 40

7º Semestre

CH

Evolução do Pensamento Estratégico 80
Ambiente Econômico Global 80
Tópicos em Administração 80

Gestão do Conhecimento 40

Técnicas de Negociação 40

Pesquisa Operacional 40

Orientação TC 40

8º Semestre

CH

Administração Estratégica 80
Jogos de Empresas 80
Tópicos Avançados em Administração 80

Desenvolvimento Gerencial 40

Excelência Organizacional 40

Gestão de Negócios Internacionais 40

Orientação TC 40

Total Disciplinas:

3200

Atividades Práticas Supervisionadas:

20% adicionais à carga de cada semestre

Libras (optativa)

40

Trabalho de Curso:

160

Estágio Curricular

300

Total Geral:

3700

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