UNIFACP - Centro Universitário de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Graduação Bacharelado Educação Física

Terça16 Julho 2019

Bacharelado em Educação Física

Tamanho da letra:

Objetivos do Curso

Formar profissionais aptos:

  • Para desenvolver, aplicar e promover dinâmicas de intervenção e ensino de atividades físicas de ginástica, de esporte, de dança, de atividades aquáticas e de lutas, nas instituições esportivas, recreativas, empresariais, hospitalares ou outros locais com programas desta natureza, em áreas públicas ou privadas em qualquer parte do território nacional;
  • Para a pesquisa científica e avaliação física dentro das dimensões do profissional de Educação Física, atuando em laboratório e centros de avaliação de aptidão física em clubes, centros de treinamentos, academias, clínicas e centros esportivos, bem como em programas empresariais (como projetos de esporte, prevenção de lesões osteomusculares por desgaste repetitivo e programas de incentivo a promoção da saúde);
  • No planejamento, organização, administração, e avaliação de projetos e políticas públicas relacionados ao lazer, bem-estar, atividades físicas e aos esportes, ajustando os objetivos do meio em que se encontra com as metas profissionais.

Perfil Profissional do Egresso

O perfil do egresso buscará atender às necessidades da sociedade como um todo e da comunidade local em particular; o sucesso dos egressos em relação aos egressos de outras instituições; atualização das ideias educacionais e dos métodos de ensino; a motivação dos professores à pesquisa e aperfeiçoamento dos métodos de ensino-aprendizagem.

Considerando-se que à Educação Superior cabe possibilitar a construção e a socialização do conhecimento, bem como o desenvolvimento do posicionamento crítico a ele relacionado, espera-se que, mediante os currículos oferecidos, a Instituição concorra para o aprimoramento de identidades pessoais e profissionais que apresentem, entre outras características, as que seguem:

  • postura crítica, reflexiva e empreendedora;
  • aptidão para exercer as funções profissionais de modo ético;
  • capacidade de analisar, compreender e buscar soluções para situações problema;
  • capacidade de inter-relacionar diferentes campos do saber (interdisciplinaridade);
  • respeito à diversidade de diferentes naturezas;
  • sólida formação técnico-profissional;
  • competência para atuar em equipes multiprofissionais;
  • capacidade de comunicação e expressão pautada em preceitos da ética e do respeito ao outro;
  • capacidade de utilizar diversificadas fontes de informação e recursos tecnológicos no processo de construção do conhecimento;
  • compromisso com ações/ posturas (solidariedade, responsabilidade social, sustentabilidade etc.) que concorram para a melhoria da qualidade de vida.

Em síntese, o egresso da FACP do curso de graduação em Educação Física deverá ter assegurado uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O graduado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

A finalidade é possibilitar que as pessoas, independentemente de idade, de condições sócio-econômicas, de condições físicas e mentais, de gênero, de etnia, de crença, tenham conhecimento e a possibilidade de acesso à prática das diferentes expressões e manifestações culturais do movimento humano, compreendidas, reafirmando já foi dito anteriormente, como direito inalienável de todo (a) cidadão (ã) e como importante patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção da individualidade humana.

O profissional graduado nesta IE deve ser um profissional que construiu conhecimentos e desenvolveu habilidades e atitudes, que lhe possibilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade, a capacidade de buscar conhecimentos (aprendizagem autônoma), a consciência da incompletude da formação inicial e consequente necessidade da formação continuada, capaz de atuar e interagir nas diversas atividades e contextos sociais, orientando-se por princípios éticos e formação cidadã.

Este perfil facilitará o ingresso do profissional formado no mercado de trabalho, pois lhe proporcionará opções diversificadas, o qual terá uma conduta multidisciplinar e interdisciplinar, que permitirá fazer parte ou gerenciar equipes multiprofissionais nos campos da saúde, esporte, lazer, da cultura, educação, segurança, entre outros.

Estrutura curricular

Conforme o Decreto nº 5.626/2005, segue as disciplinas oferecidas neste curso de oito módulos:

1º SEMESTRE

Anatomia Humana

80

Atividades Complementares I

40

Educação Física Adaptada

60

Filosofia

40

Introdução e História da Educação Física

80

Metodologia da Pesquisa

40

Nutrição Humana

60

Teoria e Prática da Atividades Rítmicas e Expressivas

80



480



2º SEMESTRE

Atividades Complementares II

40

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

80

Fisiologia Geral

80

Primeiros Socorros

60

Recreação e Lazer

80

Sociologia

60

Teoria e Prática de Esportes com Raquetes

80



480



3º SEMESTRE

Atividades Complementares III

40

Cinesiologia

80

Fisiologia do Exercício

80

Tendências da Educação Física Escolar

40

Teoria e Prática da Ginástica

80

Teoria e Prática da Natação

80

Treinamentos Desportivos

80



480



4º SEMESTRE

Atividade Física e Envelhecimento

60

Atividades Complementares IV

16

Bioestatística

40

Biologia Celular

60

Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio

40

Psicologia do Esporte

80

Teoria e Prática das Lutas

80

Teoria e Prática do Basquetebol

40



416







5º SEMESTRE

Atividades Complementares V

16

Bioquímica

80

Desportos Não Formais

40

Musculação e Ginástica de Academia

40

Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio II

40

Qualidade de Vida, Atividade Física e Esporte

40

Teoria e Prática da Capoeira

40

Teoria e Prática de Futebol e Futsal

80

Teoria e Prática do Atletismo

40



416



6º SEMESTRE

Atividades Complementares VI

16

Biomecânica

80

Eletiva I

40

Estágio Supervisionado I

150

Estudo das Fisiopatologias e dos Fármacos Aplicados ao Exercício

40

Organização de Eventos

40

Pedagogia do Esporte

40

Teoria e Prática do Handebol

40

Teoria e Prática do Jogo

80

Teoria e Prática do Voleibol

40



566



7º SEMESTRE

Atividades Complementares VII

16

Educação Física e Saúde Coletiva

80

Eletiva II

40

Estágio Curricular Supervisionado II

150

Gestão em Educação Física

40

Medidas e Avaliações em Educação Física

80

Trabalho de Conclusão de Curso I

100



506



8º SEMESTRE

Atividades Complementares VIII

16

Deontologia da Educação Física

80

Eletiva III

40

Ergonomia Ginástica Laboral

40

Estágio Supervisionado III

100

Trabalho de Conclusão de Curso II

100



376





TIPO DE DISCIPLINA



Atividades acadêmico-científico-culturais

200

Estágio supervisionado

400

Técnico-científica

3120



Total:.......................................................................................................3720

 

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd