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Home Graduação Bacharelado Engenharia Mecânica

Quinta24 Agosto 2017

Engenharia Mecânica

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Perfil do Egresso

O Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da FACP tem por finalidade formar profissionais habilitados a trabalhar e atuar no sistema de Engenharia Mecânica. Ao longo do curso, o aluno adquire conhecimentos técnicos, administrativos e de gestão de projetos, manutenção e ativos, além da especificação e seleção de materiais e sua orçamentação bem como perfeita compreensão dos elementos que compõe o SGI – Sistema de Gestão Integrado (ISO 9.000, ISO 14.000, ISO 26.000 e OHSAS 18.000) necessários aos trabalhos junto à Petrobras e empresas de 1ª linha.

O Engenheiro de Mecânico e suas habilidades, baseado nas diretrizes estabelecidas pelo CONFEA e MEC, referendado recentemente por coordenadores de cursos de Engenharia Mecânica de todo o Brasil após uma série de encontros e debates, em documento entregue ao CONFEA em setembro de 2009:

O Engenheiro Mecânico a ser formado na FACP, além de uma sólida base de formação em ciências básicas – matemática e física –, e da engenharia fundamental, deverá ter uma formação generalista com o aprofundamento em 5 dos principais eixos da formação de um engenheiro mecânico ou modalidades:

1.      ProjetodeMáquinas - Mecânica Aplicada (CONFEA)

2.      Máquinas Térmicas - Termodinâmica Aplicada (CONFEA)

3.      ProcessosdeFabricação-Tecnologia Mecânica (CONFEA)

4.      Gerenciamento de Projetos- Construção e Montagem (CONFEA)

5.     Gestão da Manutenção e de Ativos.

Com este perfil, o engenheiro mecânico formado na FACP poderá ser responsável pelo desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico poderá desenvolver e projetar máquinas, equipamentos, e veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também poderá supervisionar sua produção. O engenheiro mecânico pode ser responsável pelo cálculo da quantidade necessária de matéria prima, por providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos. Pode organizar sistemas de armazenagem, supervisionar processos e definir normas e procedimentos de segurança para a produção. O engenheiro mecânico poderá, ainda, controlar a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.

Perfil do Profissional

Os conceitos aplicados neste curso da FACP não perde de vista o contexto mundial, do país e da região em que está inserido, bem como da sociedade brasileira que busca os profissionais, de tal modo a oportunizar apropriações ativas e críticas do conhecimento cientifico, historicamente produzido e dinamicamente evoluído e acumulado, inspirado nos princípios de liberdade, responsabilidade social, e consciência ecológica; com finalidade do pleno desenvolvimento do educando, com ativação didática e estratégica dos conteúdos formadores das estruturas mentais, vinculando-as às habilidades e competências inerentes a todos os seus cursos oferecidos, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual de seus alunos.

Ao avaliar as características e as realidades regionais, o Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica a ser implantado pela FACP terá como objetivo formar um Engenheiro com sólida formação técnica nos setores abrangidos pela Engenharia Mecânica mais demandados na região de Paulínia, com atribuições para projetar, executar, administrar, fiscalizar e avaliar as condições de empreendimentos junto à Petrobras e outras empresas de 1ª linha em suas obras e serviços como Petrobrás e Braskem.

O grande número de empresas de grande porte na região da FACP exige que o Engenheiro Mecânico por ela formado tenha sólidos conhecimentos estruturais, tanto ao nível organizacional, como ao nível do projeto propriamente dito. Estruturalmente, o Engenheiro Mecânico formado pela FACP começará a ter contato com a realidade já nos primeiros semestres e, progressivamente, ao nível da resistência dos materiais, dos fenômenos de transporte, de e elementos de máquinas e sua fabricação, das máquinas de fluxo, Especificação e Seleção de Materiais, Elementos de Automação e Robótica, Engenharia Assistida por Computador e Projetos em Engenharia Mecânica.

Esse mesmo grande número de empresas de grande porte na região onde a FACP está inserida necessita de um profissional da área de Engenharia Mecânica com fundamentados conhecimentos em Sistema Fluido Térmicos e Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia, tanto ao nível de Vibrações de Sistemas Mecânicos, como Gerenciamento de Projetos segundo PMBoK, Prince e ISO 21500:2012.

Para a obtenção destes objetivos e do perfil do egresso, serão adotadas técnicas que estimulam o trabalho em equipe, elaborações de projetos práticos; elaboração de Monografias que serão avaliadas por bancas examinadoras; estudo de casos: orientação e supervisão de estágios; incentivo às visitas técnicas às empresas e à participação em cursos e palestras que coloquem o aluno com a realidade de sua efetiva participação técnica e pessoal à sociedade.

Objetivos do curso

O Curso de bacharelado em Engenharia Mecânica da FACP tem como objetivo principal promover uma formação técnica sólida aos seus discentes, sem jamais perder de vista todas as características pertinentes à região onde seu campus está inserido, capacitando-os também com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com totais condições de absorver novas tecnologias, estimulando-os com relação a uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; pois somente dessa maneira seus discentes estarão sendo preparados para atuar plenamente como Engenheiros Mecânicos responsáveis por um fator consciente de mudança e a sua eficaz aplicação no mercado. Tem como objetivos:

  • Oferecer formação profissional tecnológica de qualidade;
  • Colaborar no desenvolvimento das organizações instaladas na microrregião onde está inserida;
  • Criar mecanismos de inclusão social;
  • Aproximar a comunidade das atividades empresariais por meio de sua qualificação;
  • Desenvolver, em parceria com as organizações instaladas na microrregião, estudos relativos à Engenharia Mecânica de forma a contribuir com o desenvolvimento da ciência.
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular; e
  • Incrementar a prática do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento pessoal, econômico e social. 

1.1.             MATRIZ CURRICULAR

 CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

PERÍODO

DISCIPLINAS

CARGA
HORÁRIA


1

Introdução à Engenharia Mecânica

40

Comunicação e Expressão

80

Ética e Legislação

80

Administração e Economia para Engenheiros

80

Química Tecnológica

40

Fundamentos de Matemática

80

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

2

Desenho Técnico

80

Física Mecânica

80

Geometria Analítica

80

Probabilidade e Estatística

80

Computação Básica e Programação

80

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

3

Cálculo Diferencial

80

Física Estática Dinâmica

80

Álgebra Linear

80

Ciência e Tecnologia dos Materiais

40

Resistência dos Materiais

80

Termodinâmica Aplicada

40

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

4

Cálculo Integral

80

Cálculo Numérico

80

Física Eletricidade

80

Processos de Fabricação

80

Fenômeno de Transporte I - Mecânica dos Fluidos

80

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

5

Mecânica Geral

80

Usinagem dos Materiais

80

Eletricidade Aplicada

80

Máquinas de Fluxo

80

Fenômeno de Transporte II -Transferência de Calor

80

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

6

Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia

80

Processos de Conformação Mecânica

80

Processos Metalúrgicos de Fabricação

80

Sistemas Térmicos

80

Elementos de Máquinas

80

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

 

PERÍODO

DISCIPLINAS

CARGA
HORÁRIA


7

Planejamento, Programação e Controle da Produção.

80

Sistemas FluidoTérmicos

80

Mecânica e Mecanismos da Fratura

80

Seleção e Especificação de Materiais

80

Optativa I

80

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

8

Engenharia Econômica

80

Ciências do Ambiente

80

Controle de Sistemas Mecânicos

80

Gestão da Qualidade

80

Organização do Trabalho

80

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

9

Gerenciamento de Projetos

80

Gestão Ambiental

80

Gestão da Manutenção e de Ativos

80

Instalações Industriais

80

Optativa II

40

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

Conteúdos Curriculares envolvendo Orientações

 

 TOTAL DO PERÍODO

400 H

10

Projetos em Engenharia Mecânica

80

Elementos de Automação e Robótica

40

Engenharia Assistida por Computador

80

Máquinas de Elevação e Transporte

40

Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável

40

Introdução à Engenharia de Segurança

40

Optativa III

40

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

Conteúdos Curriculares de Natureza Optativa

 

Conteúdos Curriculares envolvendo Orientações

 

 TOTAL DO PERÍODO

400

TOTAL DO CURSO

4000

 OPTATIVA LIBRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Lei nº 10436, de 24 de abril de 2002 / Decreto 5.626, de 22 de novembro de 2005.

40

 

Resumo da Grade Curricular do Curso Superior de Engenharia Mecânica

Conteúdos Curriculares de Natureza Técnica-Científica

3.300

Prática Como Componente Curricular

700

Estágio Curricular Supervisionado

160

Total de horas

4160


 Matriz Curricular - Turmas Ingressantes 2015

1

Introdução à Engenharia

40

Comunicação  Empresarial

80

Ética e Legislação

80

Administração e Economia para Engenheiros

80

Química Tecnológica

40

Computação Básica e Programação

80

2

Fundamentos de Matemática

80

Física Mecânica

80

Probabilidade e Estatística

80

Desenho Técnico

80

Eletricidade Aplicada

80

3

Álgebra Linear

80

Cálculo Diferencial

80

Física Dinâmica

80

Geometria Analítica

80

Mecânica Geral I

80

4

Cálculo Integral

80

Cálculo Numérico

80

Física Eletricidade

80

Mecânica Geral II

80

Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos

80

5

Termodinâmica Aplicada

40

Usinagem dos Materiais

80

Máquinas de Fluxo

80

Fenômeno de Transporte II -Transferência de Calor

80

Ciência e Tecnologia dos Materiais

40

Resistência dos Materiais

80

6

Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia

80

Processos de Conformação Mecânica

80

Processos Metalúrgicos de Fabricação

80

Sistemas Térmicos

80

Elementos de Máquinas

80

7

Planejamento, Programação e Controle da Produção.

80

Sistemas FluidoTérmicos

80

Mecânica e Mecanismos da Fratura

80

Seleção e Especificação de Materiais

80

Optativa I

80

8

Engenharia Econômica

80

Ciências do Ambiente

80

Controle de Sistemas Mecânicos

80

Gestão da Qualidade

80

Organização do Trabalho

80

9

Gerenciamento de Projetos

80

Gestão Ambiental

80

Gestão da Manutenção e de Ativos

80

Instalações Industriais

80

Optativa II

40

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

Conteúdos Curriculares envolvendo Orientações

 

10

Projetos em Engenharia Mecânica

80

Engenharia Assistida por Computador

80

Máquinas de Elevação e Transporte

40

Introdução à Engenharia de Segurança

40

Optativa III

40

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

Conteúdos Curriculares de Natureza Optativa

 

Conteúdos Curriculares envolvendo Orientações

 

  Conteúdos Curriculares de Natureza Técnica-Científica

3.300

  Prática Como Componente Curricular

700

  Estágio Curricular Supervisionado

160

  Total de horas

4160

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