FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Terça25 Julho 2017

Psicologia

Tamanho da letra:

Psicologia FACP Paulínia

Portaria nº 463, de 09 de setembro de 2016 

Coordenação: Professora Celina Daspett

Objetivos do Curso

O Curso tem como objetivo a formação do Psicólogo com capacidade crítico-reflexiva numa perspectiva pluralista dos múltiplos e complexos referenciais psicológicos associado aos fenômenos biológicos e sociais envolvidos nos processos; compromissado com as necessidades individuais e sociais e com os direitos humanos, bem como com a construção e desenvolvimento científico da área; com a promoção da saúde integral em constante diálogo com os contextos sociais, econômicos, políticos e culturais tornando-o apto a atuar nos diferentes contextos, respeitando a ética e promovendo qualidade de vida aos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Objetivos Específicos:

Formar profissionais da Psicologia aptos para:

  • Trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, demonstrando competências e habilidades no domínio de conceitos, métodos e técnicas psicológicas, a partir de uma postura crítica, humanista, eticamente responsável e compromissada com a melhoria da qualidade de vida da pessoa humana e da sociedade;
  • Construir e validar o conhecimento científico a partir de referenciais teórico práticos estabelecidos e da própria atuação profissional;
  • Trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe, respeitando e compreendendo a área de atuação dos demais profissionais, visando o bem-estar de indivíduos, grupos e da comunidade e a integralidade da atenção à saúde;
  • Buscar continuamente o conhecimento, construindo-o de forma autônoma e compreendendo a proposta de educação continuada;
  • Desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  • Tomar decisões relativas às intervenções necessárias e adequadas, baseando-se em evidências científicas, culturais, econômicas e sociais, usando criativamente as competências e habilidades adquiridas ao longo da formação na solução de problemas;
  • Avaliar os processos psicológicos e psicossociais contribuindo para a promoção da saúde dos indivíduos, grupos, organizações e comunidade, através de referenciais teóricos adequados e das características da população-alvo;
  • Fazer intervenções psicossociais nas organizações, através de processos grupais, considerando os perfis organizacionais e socioculturais de seus membros;
  • Estabelecer relações profissionais resguardando a ética do psicólogo e seus referenciais teóricos consolidados.
  • Perfil profissional do egresso 

Perfil profissional do egresso

O psicólogo deve ser um profissional crítico, reflexivo e humanístico, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como realizar seus serviços dentro de padrões de qualidade e dos princípios éticos. Para tal, o egresso deve possuir conhecimentos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e socioculturais e desenvolver a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandem investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos.
Deverá ainda, ser capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem psíquica; coordenar e manejar processos grupais; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; ser capaz de elaborar relatos científicos, pareceres e laudos técnicos além de gerenciar o trabalho, os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde. Pretende-se, ainda, que este profissional seja cônscio da importância da educação continuada, bem como de sua responsabilidade social. Em equipes multiprofissionais, estarão aptos a exercer a transdiciplinaridade, respeitando e compreendendo a área de estudo dos demais profissionais das áreas afins.

Estrutura curricular

MÓDULO

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA





1

Anatomia e Fisiologia

40

História e Filosofia da Psicologia

80

Introdução a Sociologia

80

Introdução às Políticas Públicas de Saúde

80

Noções básicas de Estatística

40

Processos Psicológicos Básicos

80

TOTAL DO MÓDULO

400





2

Neurociência e psicofarmacologia

80

Psicologia Social I

80

Teorias Psicanalíticas I

40

Desenvolvimento Humano I: infância e segunda infância

80

Introdução a Antropologia Cultural 

80

Bases conceituais da Saúde Coletiva

40

TOTAL DO MÓDULO

400





3

Teorias Interacionistas e Sócio-históricas I

40

Psicologia Social II

80

Teorias Psicanalíticas II

40

Desenvolvimento Humano II: adolescência e adulto

80

Análise experimental do Comportamento

80

Metodologia em Pesquisa

40

Ética na atuação profissional

40

TOTAL DO MÓDULO

400





4

Psicopatologia I

80

Fundamentos Teóricos e Técnicos da Avaliação Psicológica I

40

Teorias Psicanalíticas III

80

Análise experimental do Comportamento II

40

Teorias Interacionistas e Sócio-históricas II

40

Introdução à Psicologia da Saúde

40

Teorias Humanistas I

80

TOTAL DO MÓDULO

400





5

Trabalho, Saúde e Subjetividade

80

Fundamentos Teóricos e Técnicos da Avaliação Psicológica II

80

Psicopatologia II

80

Teorias Humanistas II

40

Educação e Sociedade

80

Pesquisa e Intervenção em Psicologia I

40

Estágio Básico I – observação

60

TOTAL DO MÓDULO

460







6

Políticas Públicas e Movimentos Sociais

80

Psicologia e pessoas com necessidades especiais

80

Processos Grupais

80

Reforma Psiquiátrica e Atenção Psicossocial

80

Psicologia da Família

40

Pesquisa e Intervenção em Psicologia II

40

Estágio Básico II – Projeto de Intervenção 

60

TOTAL DO MÓDULO

460















7

Disciplinas Núcleo Comum



Pesquisa e Intervenção em Psicologia III

80

Estágios por ênfases (escolha uma ênfase)



Estágio Básico III – Intervenção em Psicologia na Saúde/Escola

160

Estágio Básico III – Intervenção em Psicologia na Saúde/Clinica

160

Estágio Básico III – Intervenção em Psicologia no Trabalho/Organizações

160

Disciplinas Optativa (2 por semestre)



Metodologia de ensino da Psicologia I

80

Psicologia organizacional e do trabalho

80

Psicologia Hospitalar 

80 

Educação e Saúde:  Docência e Didática

80 

Informática em Psicologia

80 

Psicologia Comunitária

80 

TOTAL DO MÓDULO

400















8



Disciplinas Núcleo Comum



Pesquisa e Intervenção em Psicologia –IV

80

Estágios por ênfases (um por semestre)



Estágio Básico IV – supervisionado em Psicologia na Educação/Escola

160

Estágio Básico IV – supervisionado em Psicologia na Saúde/Clinica

160

Estágio Básico IV – supervisionado em Psicologia no Trabalho/Organizações

160

Disciplinas Optativa (duas por semestre)



Psicologia e Dependência Química

80

Infância e adolescência na contemporaneidade

80

Psicologia Geriátrica

80

Teorias e Técnicas psicoterápicas e psicodinâmicas

80

Metodologia de ensino da Psicologia II 

80



Psicologia das Emergências, Desastres e Violência

80



Libras

(40)

TOTAL DO MÓDULO

400









9

Disciplinas Núcleo Comum



Psicodiagnóstico

80

Estágio Específico (Formação do Psicólogo; um)



Estágio Específico I – supervisionado em Psicologia na Educação/Escola

320

Estágio Específico I – supervisionado em Psicologia na Saúde/Clinica

320

Estágio Específico I – supervisionado em Psicologia no Trabalho/Organizações

320

TOTAL DO MÓDULO

400









10

Disciplinas Núcleo Comum



Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: teorias e técnicas

80

Estágio Específico (Formação do Psicólogo; um)



Estágio Específico II – supervisionado em Psicologia na Educação/Escola

320

Estágio Específico II – supervisionado em Psicologia na Saúde/Clinica

320

Estágio Específico II – supervisionado em Psicologia no Trabalho/Organizações

320

TOTAL DO MÓDULO

400

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS

2880

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1080

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

240

TOTAL DO CURSO

4400

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS

620

LIBRAS (OPTATIVA)

(40)

Demonstrativo em horas relógio:

                                                 2880 ÷ 60 x 50 = 2.400 (disciplinas)

                                                 1080 ÷ 60 x 50 =   900  (estágios)

                                                                  200 =    200 (at.compl.)                                                                       

                                                                  240 =    240 (TCC)

                                                                  620 =    620 (APS) 

                                                                Total =  4.360



 
tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd