FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Quarta20 Setembro 2017

Química

Tamanho da letra:
Objetivos do Curso:

Portaria de reconhecimento nº 223 de 07/06/2006

A concepção do currículo deste curso parte de alguns pressupostos básicos, que vão nortear a organização e o desenvolvimento dos conteúdos. O princípio fundamental é a maneira como se concebe a aprendizagem: ela é mais efetiva quando é significativa para o aluno, quando se alicerça nas relações dialógicas e quando se constitui em uma construção coletiva que considera as diferenças de desenvolvimento e as diversidades culturais e sociais.

Assim, pensar a formação de profissionais com essas características, é pensar que esta formação deve necessariamente possibilitar situações em que o discente reflita coletivamente sobre sua prática e conhecimento, não apenas a partir das teorias já existentes, mas produzindo novas teorias; tome conhecimento e analise informações disponíveis; esteja integrado nas discussões recentes acerca de assuntos relacionados a Química; conheça e analise problemas ambientais e busque metodologias inovadoras, assumindo plenamente seu papel de agente produtor de conhecimentos.

Tais pressupostos realçam a necessidade da construção de um currículo que considera a necessidade de compatibilização dos programas de disciplinas verificando sua interrelação, evitando excessos de conteúdos e modernizando o curso introduzindo temas atuais. Assim foi proposta a estrutura curricular do Bacharelado em Química.

Nosso objetivo é formar cidadãos críticos comprometidos com as transformações da realidade, ou seja, com o exercício da cidadania e sua construção universal, a fim de que os mesmos atuem na área tecnológica, acompanhando um mercado que se altera cotidianamente.

Para tanto o acadêmico deve passar por um processo gradativo e constante de redefinição de posturas, interpretação da realidade, aquisição de novas habilidades e construção do conhecimento.

Na preparação do acadêmico para o exercício profissional, ele estará sob a supervisão de docentes capacitados aprofundando e ampliando seus conhecimentos à medida em que sua prática é problematizada, desafiando-o a encontrar soluções.

Perfil do Egresso:

O Bacharel em Química, deverá ter formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.

Este profissional atuará na pesquisa, na aplicação de processos e na solução de problemas na área de Química, seja nos campos de atividades socioeconômicas, bem como em institutos de pesquisa e/ou de ensino, deverá manifestar e refletir, na sua prática como profissional e cidadão, habilidades pessoais e profissionais básicas com destacado sentimento de responsabilidade em relação a proteção dos recursos naturais e na busca de qualidade de vida.

O profissional egresso, deverá ter desenvolvido e/ou aprimorado competências e habilidades:

Com relação à sua formação pessoal:

Deve possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos; ter habilidade suficiente em Matemática e Física para compreender e desenvolver formalismos e conceitos em Química; ter capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político; saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à Química ou a áreas correlatas; saber treinar e orientar seus subordinados de modo que possam realizar seus trabalhos com eficiência e segurança; ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química ou em áreas correlatas; ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com a Química; ter fundamentos e prática interdisciplinar para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas; formação humanística que lhe permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos que direta ou indiretamente são alvo do resultado de suas atividades; interessar-se pelos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos da vida da comunidade a que pertence; estar engajado na luta pela cidadania como condição para a construção de uma sociedade justa, democrática e responsável.

Com relação à compreensão da Química:

Deve compreender os conceitos, leis e princípios da Química; conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos químicos que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico e aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade; acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos; reconhecer a Química como uma construção humana compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político.

Com relação à busca de informação, comunicação e expressão:

Deve saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica e humanística; ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês); saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.); saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, "posters", internet, etc.) em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês).

Com relação ao trabalho de investigação científica e produção/controle de qualidade:

Deve saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlando variáveis, identificando regularidades, interpretando e procedendo a previsões; possuir domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos necessários para garantir a Qualidade dos serviços prestados e para desenvolver e aplicar novas tecnologias de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho; saber conduzir análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas qualitativas e quantitativas e a determinação estrutural de compostos por métodos clássicos e instrumentais, bem como conhecer os princípios básicos de funcionamento dos equipamentos utilizados e as potencialidades e limitações das diferentes técnicas de análise; saber realizar síntese de compostos, incluindo macromoléculas e materiais poliméricos; ter noções de classificação e composição de minerais; ter noções de Química do estado sólido; ser capaz de efetuar a purificação de substâncias e materiais; exercendo, planejando e gerenciando o controle químico da qualidade de matérias-primas e de produtos; saber determinar as características físico-químicas de substâncias e sistemas diversos; ter noções dos principais processos de preparação de materiais para uso da indústria química, eletrônica, óptica, biotecnológica e de telecomunicações modernas; saber elaborar projetos de pesquisa e de desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações em sua área de atuação; possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em Química; possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho, inclusive para expedir laudos de segurança em laboratórios, indústrias químicas e biotecnológicas; saber atuar na área de controle ambiental e de tratamento de poluentes e/ou rejeitos químicos industriais, possuindo conhecimento da utilização de processos de manuseio e descarte de materiais e de rejeitos, tendo em vista a preservação da qualidade do ambiente; possuir conhecimento, analisar e utilizar os procedimentos éticos na pesquisa e no trabalho de rotina; saber planejar e desenvolver processos e operações industriais; saber atuar em laboratório químico, sendo capaz de: selecionar, comprar e manusear equipamentos e reagentes.

Com relação à aplicação do conhecimento em Química:

Deve saber realizar avaliação crítica da aplicação do conhecimento em Química tendo em vista o diagnóstico e o equacionamento de questões sociais e ambientais; saber reconhecer os limites éticos envolvidos na pesquisa e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico; ter curiosidade intelectual e interesse pela investigação científica e tecnológica, de forma a utilizar o conhecimento científica e socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos; ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo; saber identificar e apresentar soluções criativas para problemas relacionados com a Química ou com áreas correlatas na sua área de atuação; ter capacidade de assessorar o desenvolvimento e a implantação de políticas ambientais; saber realizar estudos de viabilidade técnica e econômica no campo da Química; saber planejar, supervisionar e realizar estudos de caracterização de sistemas de análise; saber planejar a instalação de laboratórios químicos, especificando e supervisionando a instalação de equipamentos; saber realizar o controle de operações ou processos químicos no âmbito de atividades de indústria, vendas, marketing, segurança, administração pública e outras nas quais o conhecimento da Química seja relevante.

Com relação à profissão:

Deve ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade; ter capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do mercado de trabalho, no atendimento às necessidades da sociedade, desempenhando outras atividades para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja um importante fator; saber adotar os procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios químicos; conhecer aspectos relevantes de administração, de organização industrial e de relações econômicas; saber exercer atividades de direção, supervisão, responsabilidade técnica, assistência técnica, consultoria, assessoria e perícia no âmbito das atribuições do Químico; saber atuar no magistério superior, de acordo com a legislação específica; ser capaz de atender às exigências do mundo do trabalho, com visão ética e humanística, tendo capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do mesmo, visando atender às necessidades atuais.

Estrutura Curricular:
1º Semestre



CH

Química Geral I 120

Química Geral Experimental I 80

Interpretação e Produção de Textos 80

Fundamentos de Matemática 80

Metodologia Científica 40

2º Semestre

CH

Química Geral II 120

Química Geral Experimental II 80

Seminários Gerais 80

Cálculo I 80

Física I 40

3º Semestre

CH

Química Analítica Qualitativa I 80

Química Orgânica I 80

Equilíbrios Físicos e Químicos 80

Cálculo II 40

Física II 80

Projetos Interdisciplinares I 40

4º Semestre

CH

Química Analítica Qualitativa II 80

Química Orgânica II 80

Termodinâmica 80

Química dos Elementos I 80

Física III 40

Projetos Interdisciplinares II 40

5º Semestre

CH

Química Analítica Quantitativa I 80

Cinética de Reações 80

Química Orgânica III 80

Química dos Elementos II 80

Tópicos Especiais I 40

Projetos Interdisciplinares III 40

6º Semestre

CH

Química Analítica Quantitativa II 80

Fundamentos da Bioquímica 80

Química dos Elementos III 80

Eletroquímica 80

Tópicos Especiais II 40

Projetos Interdisciplinares IV 40

7º Semestre

CH

Análise Instrumental I 140

Química dos Elementos IV 80

Monografia I 60

Tópicos Especiais III 80

Elementos de Mineralogia e Cristalografia 40

8º Semestre

CH

Análise Instrumental II 140

Fundamentos de Química Quântica 40

Monografia II 40

Tópicos Especiais IV 80

Carga horária Total:

3100

 

Estrutura Curricular à partir de 2016
   
1º Semestre  CH
Química Geral I 80
Química Geral Experimental I 80
Poluição Ambiental 80
Computação Básica e Programação 80
Comunicação e Expressão 80
   
2º Semestre  CH
Física Mecânica 80
Probabilidade e Estatística 80
Fundamentos da Matemática 80
Química Geral Experimental II 80
Química Geral II 80
   
3º Semestre  CH
Química Analítica Qualitativa I 40
Química Analítica Qualitativa Experimental I 40
Química Orgânica Experimental 40
Físico-Química I (Equlíbrios) 80
Química Orgânica I 40
Física Mecânica Dinâmica 80
Cálculo Diferencial 80
   
4º Semestre  CH
Cálculo Integral 80
Física Eletricidade 80
Química Orgânica II 80
Química Analítica Qualitativa II 40
Química Analítica Qualitativa Experimental II 40
Físico-Química II (Termodinâmica) 80
   
5º Semestre   CH
Química Analítica Quantitativa I 40
Química Analítica Quantitativa Experimental I 40
Química Inorgânica I 80
Físico-Química III (Cinética) 80
Cromatografia 40
Química Orgânica III 80
Química Tecnológica 40
   
6º Semestre  CH
Fundamentos da Bioquímica 80
Gestão de Projetos 80
Educação Ambiental 40
Química Inorgânica II 80
Sistema de Saúde e Segurança 40
Química Analítica Quantitativa II 40
Química Analítica Quantitativa Experimental II 40
   
7º Semestre  CH
Toxicologia 40
Química Inorgânica III 80
Química Analítica Instrumental I 80
Mineralogia e Cristalografia 40
Monografia I 80
Análise de Risco 40
Química Ambiental 40
   
8º Semestre  CH
Química Analítica Instrumental II 80
Sustentabilidade 40
Tópicos Especiais II 40
Seminários 80
Fundamentos da Química Quântica 40
Monografia II 80
Tópicos Especiais I 40
tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

Our website is protected by DMC Firewall!