FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Letramento e Alfabetização: Teoria e Prática

Terça11 Dezembro 2018

Letramento e Alfabetização: Teoria e Prática

Tamanho da letra:

 

FAÇA SEU PRÉ CADASTRO AQUI

 

 

Este curso, voltado para professores que pretendam aprofundar seu conhecimento e prática a respeito do processo de alfabetização e letramento, busca por meio de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem, capacitar seus discentes, permitindo-lhes refletir sobre a práxis pedagógica e aperfeiçoar seu desempenho profissional. Além disso, o curso propicia a análise das dimensões linguística, sociopolítica, psicológica e educacional que se encontram imbricadas no processo de aquisição da escrita e da leitura, bem como promove a discussão dos problemas educacionais acerca das propostas para a alfabetização.

 


 Objetivos

  • Qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento através de fundamentos e metodologias específicas para o ensino e a aprendizagem dessa área do conhecimento.
  • Compreender a alfabetização como construção da função social da linguagem escrita na dimensão do letramento, tendo como base a contextualização histórica, as concepções teórico-metodológicas e os processos de ensinar e de aprender dessa área.
  • Promover um espaço de reflexão acerca das propostas e dificuldades inerentes ao processo de alfabetização e ao conceito de letramento.
  • Garantir acesso qualificado aos conhecimentos de alfabetização capazes de subsidiar o professor alfabetizador em seu trabalho;
  • Criar um contexto favorável para a partilha de experiências, construção e ressignificação de práticas de leitura e escrita.
  • Objetivar e conceituar o processo de letramento

 


O curso

Em cumprimento às disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, do Ministério da Educação, o curso possui carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, excluído o tempo dedicado aos estudos individuais ou coletivos.

Duração do curso: 3 semestres

Coordenação: Profa. Dra. Tânia Regina Laurindo


 As aulas

Início: março/2018

Período: quinzenal

Sábado: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Local: FACP – Faculdade de Paulínia

Rua Madre Maria Vilac, 121- Jardim Bela Vista – Tel. (19) 3874-4035

 


Inscrições

Período: fevereiro/2018

Documentação para matrícula - após confirmação da oferta de turma

Original do diploma de graduação

Original do histórico escolar de graduação

Original da cédula de identidade

Original do CPF

  


 

Investimento

R$ 250,00 (mensal)

Ex-alunos FACP – desconto de 20%


 

Módulo I. - 120 horas

·         Currículo escolar e práticas pedagógicas

·         Concepções de ensino e aprendizagem

·         Alfabetização e Letramento – Práticas sociais de leitura e escrita

·         A Construção da escrita. Hipóteses de escrita

·         Análise de escritas não-convencionais

·         A intervenção do professor em uma situação diagnóstica

·         Propostas didáticas de alfabetização

·         Evolução das hipóteses de leitura

·         O que é ler? - Estratégias de leitura e Formação de leitores

·         Planejamento

 Módulo II. - 120 horas

·         Organização do trabalho pedagógico – Modalidades organizativas dos conteúdos

·         O trabalho pedagógico e a diversidade

·         Propostas didáticas de alfabetização

·         Princípios norteadores para uma boa situação de aprendizagem

·         O trabalho a partir do texto

·         Práticas tradicionais: por que e para quê?

 

Módulo III. – 80 horas presenciais e 40 horas EAD

·         Alfabetização de Jovens e Adultos

·         Projetos de leitura e escrita

·         A leitura em sala de aula

·         Entendendo e ensinando ortografia

·         O que é e para que serve a pontuação

·         A língua e a linguagem

·         Metodologia da pesquisa

·         Trabalho de conclusão de curso


Nota

As 40 horas previstas para trabalhos pessoais, que totalizam a realização dos três módulos, deverão ser cumpridas pelo professor-cursista no planejamento e execução de propostas didáticas junto aos alunos, no exercício de sua docência.

O módulo III visa a realização de projetos de leitura e escrita, que deverá constar também da prática do professor junto aos alunos, no exercício de sua docência.

Tais projetos serão organizados numa Coletânea que deverá ser entregue a cada professor-cursista após a conclusão do curso.

 

FAÇA SEU PRÉ CADASTRO AQUI


tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

DMC Firewall is a Joomla Security extension!