FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Pós-Graduação Enfermagem em Urgência e Emergência

Quinta18 Outubro 2018

Enfermagem em Urgência e Emergência

Tamanho da letra:

1. Público Alvo

Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado especialmente aos enfermeiros que desejam especializar-se no atendimento ao cliente em situações de urgências e emergências intra-hospitalares e extra-hospitalares.

 2. Vagas e Quantidade Mínima de Inscritos

 Serão oferecidas no total 50 vagas. A Instituição reserva-se ao direito de não constituir turmas com uma quantidade de alunos menor do que 30.

 3. Duração

 O curso tem uma carga horária de 400 horas e calendário escolar que possibilita a sua conclusão em aproximadamente 18 meses.

 4. Modalidade de Oferecimento

 Presencial com aulas ministradas na sede da Faculdade de Paulínia, à Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP.

 5. Certificado de Conclusão

 Aos alunos que concluírem com aproveitamento de conteúdo e frequência mínima de 75% cada uma das disciplinas do curso e obtiverem aprovação de trabalho monográfico, terão direito a um certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Urgência e Emergência nível de especialização, com validade em todo território nacional, nos termos da Resolução CNE-CES, número 1 de 8 de junho de 2007.

 6. Objetivos

 Tem como objetivo, capacitar, atualizar e promover os conhecimentos científicos específicos de urgência emergência aos enfermeiros que atuam ou desejam atuar em pronto-socorro ou serviço de atendimento pré-hospitalar, prestando assistência à pacientes com risco de morte; possibilitar conhecimento técnico-administrativo atualizado na área de urgência e emergência; capacitar para o gerenciamento da unidade de emergência. O enfermeiro também estará capacitado para atender situações de urgência e emergência em clínica médica, unidade básica de saúde, entre outros locais em que exigir o atendimento.

 Ao final do curso o aluno deverá estar apto a:

  1. Atender clientes em situações de urgência e emergência no âmbito hospitalar;
  2. Atender clientes em situações de urgência e emergência no âmbito pré-hospitalar;
  3. Atuar em serviços de pronto- socorro;
  4. Prestar assistência ao cliente traumatizado;
  5. Gerenciar serviços de urgência e emergência. 


7. Matriz Curricular

A matriz curricular propõe 400 horas a serem cursadas em disciplinas e 36 horas para realização de uma monografia.

As disciplinas serão separadas por módulos: Módulo Comum e Específico.

 Módulo Comum: Didática da Educação Superior, Bioestatística e Epidemiologia, Metodologia de Pesquisa Científica e Gerenciamento dos serviços de saúde.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Didática da Educação Superior

28

Bioestatística e Epidemiologia

28

Metodologia da Pesquisa Científica

28




Módulo Específico: Assistência de enfermagem nas urgências e emergências clínicas e traumáticas.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências neurológicas e psiquiátricas.

40

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências cardiológicas e respiratórias

40

Assistência de Enfermagem ao recém nascido criança/adolescente em situações de urgência/emergência

40

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências ginecológicas, obstétricas e urologias

40

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências endócrino metabólicas. Assistência de Enfermagem ao cliente queimado

40

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências à vítimas de trauma

40

Suporte Básico e Avançado de vida

40



7. Inscrições

As inscrições serão realizadas em datas pré estabelecidas pela instituição, podendo ocorrer em diversas datas ao término dos módulos. Estas datas serão divulgadas pelos meios de comunicação da instituição.

Após cada módulo, o aluno receberá certificado de conclusão de cada módulo cursado, com a especificação de curso de extensão. Para a obtenção do título de especialista é necessária a conclusão em todos os módulos.

Não é necessária uma ordem cronológica da conclusão dos módulos.

Para cada módulo, é possível a inscrição de outros profissionais que queiram participar das aulas, obtendo o certificado apenas na modalidade de curso de extensão.

É reservado à Faculdade o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.

 8. Ementas

 Módulo Comum: Didática da Educação Superior, Bioestatística e Epidemiologia, Metodologia de Pesquisa Científica.

 Didática da Educação Superior:

Analisa sistêmica dos elementos e do processo de ensino e aprendizagem, Teoria da Didática da Educação Superior, Processo de Ensino, Objetivos Educacionais, Métodos de Ensino e Planejamento.

Bioestatística e Epidemiologia:

Conceito de Epidemiologia, desenhos de estudos epidemiológicos, análise de dados epidemiológicos, epidemiologia das doenças que levam a situações de urgência e emergência, leitura crítica de trabalhos científicos, medidas de freqüência dos eventos em saúde, indicadores de saúde e indicadores sociais.

Metodologia de Pesquisa Científica:

Ementa: Ciência e conhecimento científico, métodos científicos, diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e escrita de textos: artigo científico e monografia, processos e técnicas de elaboração do trabalho científico, pesquisa, documentação, projeto e relatório de pesquisa, elaboração de monografia, abordagens teóricas e metodológicas da pesquisa em enfermagem, planejamento de Pesquisa, ética na pesquisa com seres humanos, Resolução 196/96, desenvolvimento de projeto de pesquisa, SISNEP, CONEP, CEP.

Módulo específico: Assistência de enfermagem nas urgências e emergências clínicas e traumáticas

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências neurológicas e psiquiátricas:

Ementa: Enfoca o conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema neurológico, tratamento e atuação do enfermeiro frente a um  paciente com urgência e emergência neurológica. Tratamento e atuação do enfermeiro frente a um  paciente em situações de urgência e emergências psiquiátricas.

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências cardiológicas e respiratórias:

Ementa: Enfoca o conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema cardíaco, tratamento e atuação do enfermeiro frente a um  paciente com distúrbios respiratórios; noções de exames cardíacos (eletrocardiograma, marcadores bioquímicos, exames de imagens). Anatomia e fisiologia do sistema respiratório, tratamento e atuação do enfermeiro frente a um  paciente com distúrbios respiratórios, atendimento ao paciente com suporte ventilatório e manejo do suporte ventilatório.

Assistência de Enfermagem ao recém nascido criança/adolescente em situações de urgência/emergência:

Ementa: Enfoca o conhecimento da anatomia e fisiologia do recém nascido, criança e adolescente, tratamento e atuação do enfermeiro frente às principais situações de urgência e emergência pediátricas. Atendimento para situações de intoxicação exógena.

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências ginecológicas, obstétricas e urológicas:

Ementa: Enfoca o conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema genital, tratamento e atuação do enfermeiro frente ás principais situações de urgência e emergência ginecológicas e obstétricas, noções de atendimento ao parto.Anatomia e fisiologia do sistema urinário, tratamento e atuação do enfermeiro frente às principais situações de urgência e emergência renais, manipulação de sondas vesicais e controle hídrico.

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências endócrino metabólicas. Assistência de Enfermagem ao cliente queimado:

Ementa: Enfoca o conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema endócrino, tratamento e atuação do enfermeiro frente ás principais situações de urgência e emergência endócrinas e metabólicas.Anatomia e fisiologia do sistema tegumentar, tratamento e atuação do enfermeiro frente ás principais situações de urgência e emergência aos queimados.

Assistência de Enfermagem as urgências/emergências à vítimas de trauma:

Ementa:Enfoca a avaliação, diagnostico de enfermagem e intervenção junto à vítima de trauma, bem como apresentar os dispositivos necessários para esse cuidado sistematizado ao longo do seu atendimento. Avaliação Inicial (Abordagem pré-hospitalar e sala de emergência) Imobilização e transporte (Técnicas de imobilização da vítima de trauma em ambiente pré-hospitalar e manipulação em bloco na sala de emergência).

Suporte Básico e Avançado de vida:

Ementa:Avaliação clínica do paciente em suporte básico de vida, suporte básico de vida no lactente; criança, adulto e gestante, segurança no atendimento, ética e responsabilidades do socorrista, monitorização invasiva e não invasivas, avaliação e manutenção da via aérea, respiração e ventilação, suporte ventilatório. Avaliação Primária e Secundária da Vítima, parada cardíaca e manobras de reanimação, drogas utilizadas para manutenção da estabilidade hemodinâmica, acesso venoso central e periférico. Avaliação e manutenção da função neurológica, gastrointestinal, renal e hematológica. ABCDEF do trauma, estabilização hemodinâmica e fixação de fraturas, reanimação cardiopulmonar e choque, intubação traqueal, cricotireoidostomia e traqueostomias, monitorização invasiva e não invasiva, suporte nutricional, diálise, aspiração de corpo estranho, pneumotórax hipertensivo, abdome agudo inflamatório, hemorrágico, perfurativo e obstrutivo, acesso venoso central e periférico, bioética do suporte avançado de vida.



Corpo Docente:

 Enfa Dra Silvia Maria Ribeiro Oyama

 Enf. Me Bruno Vilas Boas Dias.

 Enfa Me Sheila Cozin.

 Enf. Me. Vitor Nosow

 Enfa espec. Danila Soares.

 Enf espec. Maria Manoela Rodrigues.

 A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.

 9. Laboratório de enfermagem

A Instituição conta com o laboratório de enfermagem que poderá ser utilizados no curso para simulações de atendimentos

10. Biblioteca

 A biblioteca conta com uma área de 251 m², e um acervo que se adéqua as necessidades da Instituição. O espaço físico da biblioteca FACP é projetado com o objetivo de proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos e as pesquisas do corpo docente e discente. Para manter um acervo qualitativo e quantitativamente bem dimensionado, a biblioteca da FACP tem investido maciçamente na aquisição de livros, periódicos, material multimídia, etc. Atualmente contamos com 18.732 exemplares dos mais variados títulos.

Em relação a enfermagem, a instituição conta com os seguintes periódicos específicos:

  •  Revista Acta Paulista de Enfermagem
  • Revista Brasileira de Promoção da Saúde
  • Revista Cuid’arte Enfermagem
  • Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso)
  • Cadernos de Saúde Pública
  • Journal of Epidemiology
  • Journal of Family Nursing
  • Revista da Escola de Enfermagem da USP
  • Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
  • Escola Anna Nery
  • Revista Enfermagem UERJ
  • Revista de Enfermagem UFPE On Line
  • Trabalho, Educação e Saúde (Online)
  • Cogitare Enfermagem (UFPR)
  • Espaço para a Saúde (Online)
tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd