FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Pós-Graduação Engenharia de Segurança no Trabalho

Quarta20 Setembro 2017

Pós Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho.

Tamanho da letra:
PROJETO PEDAGÓGICO

!.          NOME DO CURSO E ÁREA DO CONHECIMENTO

a)    Nome do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho
b)    Área de concentração: Engenharia
c)    Área de conhecimento: Ciências Exatas
d)    Modalidade da oferta: Presencial

2.         CURSO DE GRADUAÇÃO AO QUAL ESTÁ VINCULADO.

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho está vinculado ao Curso de Engenharia, devidamente autorizado pela Portaria nº 1.749, de 11 de dezembro de 2009

3.         JUSTIFICATIVA

O Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho surgiu face as necessidades das empresas em aumentarem seu nível de competitividade, e diante do inevitável fenômeno da globalização, detectou a necessidade de terem pleno domínio e serviços de excelência, principalmente nas Condições de Meio Ambiente de Trabalho, onde somente uma certificação, não resolve os problemas emergentes das diversas atividades industriais.

Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca de formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho. Além disso, o comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para segurança do trabalho.

Para que tal missão possa cumprir o resultado almejado, no Brasil, que é um país onde a Profissão do Engenheiro de Segurança é regulamentada, pela Resolução nº 1.010, de  22 de agosto de 2005, promulgada pelo CONFEA- Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em que as atribuições de responsabilidades especificas e  exclusivas são conferidas à esses Profissionais, com o adendo dos egressos deste curso, os quais têm assegurado, o aumento de suas atribuições no CREA, para exercer tal mister.

O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Faculdade de Paulínia – FACP cumpre os preceitos exigidos pela lei Federal nº 7.410 de 27 de Novembro de 1985, que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos, como profissionais especialistas em Engenharia de Segurança do Trabalho.

 O Brasil necessita, em todos os segmentos comerciais, industriais e públicos, de profissionais especializados nesta área e a procura pelos mesmos é extensa, o que garante enormes possibilidades de trabalho.

4. OBJETIVO DO CURSO

Especializar e habilitar profissionais para o exercício da profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho, para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços. Conforme preceitua a Lei Federal nº 7.410 de 27 de Novembro de 1985, regulamentada pelo Decreto Federal nº 92530 de 09 de Abril de 1986, com o respectivo registro profissional no CREA-SP, conforme determina a resolução nº 1.010 de 22 de Agosto de 2005, com anotação em sua carteira profissional de Engenheiro.

5.         PÙBLICO – ALVO

Profissionais graduados formalmente em Engenharia em qualquer modalidade ou curso de Arquitetura, com cópia autenticada do Registro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu Estado.

6.         CONCEPÇÃO DO PROGRAMA.

O Programa do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho praticado pela Faculdade de Paulínia – FACP, atende aos requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação-CNE.

7.         COORDENAÇÃO



O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho da Faculdade de Paulínia será coordenado pelo Eng. Minás Djehizian, Engenheiro Metalurgista pela Escola de Engenharia Mauá , Mestre em Administração Geral. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mackenzie.



8.         CARGA HORÁRIA TOTAL.

A carga horária mínima geral é de 680 horas/aula, mais apresentação da Elaboração de Monografia, perante uma banca examinadora.

A carga horária total é distribuída de acordo com as disciplinas do curso de acordo com o estabelecido pelo Parecer nº 19/87 do MEC.

A critério da coordenação do curso, pode ser aumentada para atender as novas necessidades que o mercado impõe, porém jamais desrespeitando as cargas horárias mínimas.

9.         DURAÇÃO DO CURSO.

O curso terá uma duração de 24 meses, divididos em três períodos de seis meses, com aulas de terças e quintas-feiras, das 19:00 às 22:00 e, um período para a elaboração  do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação.

10.       OFERTA DO CURSO

O curso será ofertado semestralmente, havendo a necessidade de um preenchimento de um número mínimo de vagas (estabelecido em 20 alunos) para que tenha sua efetivação.

11    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.
  1.  Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho – 30 horas-aula
  2. Psicologia, Comunicação e Treinamento Aplicado à Engenharia de Segurança do Trabalho – 24 horas-aula.
  3. Legislação e Normas Técnicas – 42 horas-aula.
  4. Gerência de Riscos – 50 horas-aula.
  5. Ergonomia – 30 horas-aula.
  6. Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações – 104 horas-aula.
  7. Sistemas de Proteções Contra Incêndio e Explosões – 68 horas-aula.
  8. O Ambiente e as Doenças do Trabalho – 54 horas-aula.
  9. Higiene do Trabalho – 130 horas-aula.
  10.  Proteção do Meio Ambiente – 46 horas-aula.
  11. Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho – 30 horas-aula.
  12. A Engenharia de Segurança nas diversas Atividades Profissionais – 48 horas-aula.
  13. Metodologia da Pesquisa – 24 horas-aula
  14. Monografia.
12.       INTERDISCIPLINARIDADE

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho oferece disciplinas fora da área de engenharia, visando aprofundar o aluno em outras áreas do saber, que consideramos importantes para o bom desenvolvimento da Engenharia de Segurança do Trabalho, como a Psicologia Organizacional, a Medicina do Trabalho, e a grande divulgação das matérias do Direito às quais se inter-relacionam diretamente com as atividades da Engenharia de Segurança do Trabalho em uma empresa, e melhorando os programas sociais que tanto influem nas questões de Políticas Públicas. Essa diversidade de matérias melhora o profissional excessivamente técnico para as questões de relacionamento social e humano.

13.       ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

Com o objetivo de aproximar a faculdade das empresas, são programadas visitas técnicas em aterros sanitários, empresas que agregam valores aos resíduos sólidos gerados, laboratórios de pesquisa contra incêndio no IPT, laboratório de higiene do trabalho na FUNDACENTRO e Convênios com instituições como a Fundação Mapfre.

LOCAL DE OFERTA DO CURSO.

O curso será ofertado nas dependência do campus da Faculdade de Paulínia, localizado na rua Nelson Prodócimo, 495.

 NÚMERO DE VAGAS

Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas por semestre.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo de seleção é composto de duas etapas. A primeira consiste em uma análise curricular do interessado a partir da pré-inscrição quando preenchem uma ficha de interesse no curso e apresentam os seguintes documentos à Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Paulínia – FACP:

  • Cópia AUTENTICADA de Diploma de Curso Superior ou Certificado de Conclusão de Curso
  • Cópia AUTENTICADA de Histórico Escolar do Curso Superior
  • Curriculum Vitae atualizado
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Foto 3 x 4 recente
  • Comprovante de Residência
A segunda etapa é realizada pela Coordenação do Curso e consiste em uma entrevista com o interessado no curso. Nesta etapa serão observados os seguintes aspectos: interesse do discente pelo curso; área de atuação profissional; tema de pesquisa e percepção dos problemas organizacionais contemporâneo.
tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

DMC Firewall is a Joomla Security extension!