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Sábado25 Novembro 2017

Gestão Educacional

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1. NOME DO CURSO E ÁREA DE CONHECIMENTO:

a)    Nome do Curso: Pós Graduação lato sensu em Gestão Educacional.
b)    Área de concentração: Pedagogia.
c)    Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas.
d)    Modalidade de oferta: Presencial.

2. CURSO DE GRADUAÇÃO AO QUAL ESTÁ VINCULADO:

O Curso de Pós Graduação lato sensu em Gestão Educacional está vinculado ao Curso de Pedagogia, da Faculdade de Paulínia – FACP – criado de acordo com o Parecer CNE/CP nº 5/2005, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia, homologado em 22/02/2006, e com as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002), apresentando assim a proposta do curso Licenciatura em Pedagogia, em funcionamento desde 2009. A autorização, para seu funcionamento, conforme Portaria SESU 463/08, foi publicada no DOU, em 26 de junho de 2008.

3. JUSTIFICATIVA:

Com vistas a desenvolver conhecimentos e habilidades no âmbito educacional, o curso de Gestão Educacional apresenta um conjunto de estratégias para enfrentar os desafios oriundos da administração da escola.

Essa área da Pedagogia mostra-se como uma das mais relevantes visto que sua atuação abrange a gestão pedagógica, administrativa e de recursos humanos.

Promovendo a elevação dos parâmetros de qualidade do ensino, a FACP, seguindo as diretrizes estabelecidas para a expansão de cursos, procura conceder à comunidade regional a possibilidade de buscar por meio de um Curso de Pós Graduação Lato Sensu a apropriação de novos conhecimentos e recursos pedagógicos e tecnológicos para aperfeiçoar a sua ação na escola em articulação com a comunidade local.  

O Curso, que atende de forma cabal a Resolução CNE/CES 01/2007, terá a duração de 360 horas, distribuídas em atividades teóricas e práticas – desenvolvidas em dois semestres – além da elaboração de uma monografia de conclusão de curso.

4. OBJETIVO:

Relacionando-se com o disposto no artigo 64 da Lei nº 9.394/96 (LDB), o curso tem como objetivo principal subsidiar a formação profissional dos educadores comprometidos com a ética profissional, bem como capacitá-los para atuarem de forma participativa na gestão escolar, envolvendo a qualidade do ensino; das relações interpessoais de seus participantes; da comunicação organizacional; da sustentabilidade financeira; dos recursos materiais e dos serviços.

Ao final do Curso, os participantes estarão preparados para construir, com a comunidade escolar e local, o projeto político-pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua, de modo a contribuir na concretização de sua função social, com visão estratégica e empreendedora.

Deve proporcionar, ainda, condições para análise das políticas públicas educacionais, estimulando a pesquisa na busca de soluções para os problemas relacionados à educação brasileira.

Nessa perspectiva, o Curso de Especialização em Gestão Educacional proporciona ao participante capacidade que lhe possibilite identificar os desafios inerentes às suas funções e criar oportunidades para a sua superação, com criatividade, iniciativa e inovação nos aspectos educacionais. Para tanto, estarão aptos a coordenar a elaboração do planejamento estratégico da escola, identificando ameaças e oportunidades, definindo metas de resultados educacionais e financeiros, voltadas à qualidade e à sustentabilidade da instituição.

5. PÚBLICO ALVO:

Graduados em Pedagogia, em outros cursos de Licenciatura e áreas afins, interessados em aprimorar conhecimentos sobre políticas públicas educacionais e sistemas de ensino, tanto para aqueles que atuam em organizações escolares ou em outros contextos que demandem uma intervenção educativa. 

Serão disponibilizadas 40 Vagas e no mínimo 20 inscritos.

6. CONCEPÇÃO DO PROGRAMA:

O aspecto fundamental no qual se lastreia a criação do curso pode ser sintetizado na busca de melhor qualificação do profissional que atua na área educacional, tendo por consequência um atendimento norteado no critério de competência, afastando todo tipo de improvisação resultante da não especialização.

A Faculdade de Paulínia é uma instituição que tem por missão “promover educação superior de qualidade que atenda aos interesses da região em que está inserida”.

Assim, para que a Instituição desempenhe sua função com eficiência e alcance seus objetivos educacionais, faz-se necessário contar não apenas com professores qualificados, mas também com gestores hábeis a compreender as interligações que existem entre a comunidade acadêmica e o meio circundante, atuando com liderança e eficácia para seu aprimoramento contínuo.

Do mesmo modo, o curso de especialização estará igualmente comprometido com a missão institucional, buscando os mesmos objetivos, centrando na escolha de um corpo docente altamente capacitado, ofertando aos alunos um ambiente de estudo compatível com um aprendizado de qualidade.

7. COORDENAÇÃO:

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional da Faculdade de Paulínia será coordenado pela Professora Neyde Lopes de Souza, Coordenadora do Curso de Pedagogia da mesma Faculdade, onde também leciona as disciplinas de Sociologia Jurídica e Comunicação, Mídia e Educação.

Possui mestrado concluído, em 2.000, na Universidade Metodista de São Paulo – UMESP e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, em 2004. Cursou também Especialização em Educação, em nível de pós-graduação, na ESAN/SP - Escola Superior de Administração de Negócios de São Paulo, em 1987.

Iniciou suas atividades profissionais no Magistério Público (hoje, Ensino Fundamental) em 1958, atuando também como Orientadora de Estudos Sociais no Setor de Orientação Pedagógica - SEROP, passando em 1970 a lecionar no Curso Superior, tendo exercido a função de Diretora da Escola Superior de Administração de Negócios de São Bernardo do Campo, de março de 1996 a janeiro de 2002.

8. CARGA HORÁRIA TOTAL:

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Educacional da Faculdade de Paulínia terá uma carga horária de 360 horas aulas, que serão cumpridas dentro do programa previsto na Organização Curricular.

9. DURAÇÃO DO CURSO:

O curso terá uma duração de 18 meses, divididos em três períodos de seis meses cada, sendo dois de aulas presenciais e um para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação.

10. OFERTA DO CURSO:

O curso será ofertado semestralmente, havendo necessidade de preenchimento de um número mínimo de vagas (estabelecido em 20 alunos) para que tenha sua efetivação.

11. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

PERÍODO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

1

Fundamentos Teóricos e Práticos da Gestão Escolar

40

Gestão Financeira

40

Metodologia do Trabalho Científico

20

Gestão de Pessoas

40

TI - Introdução à Educação a Distância

40

 TOTAL DO PERÍODO

180

2

Didática do Ensino Superior

40

Metodologia do Trabalho Científico

20

Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação.

40

Legislação Educacional e Políticas Públicas:

40

Fundamentos da Educação Especial

40

 TOTAL DO PERÍODO

180


11.1.     Componentes Curriculares e Ementas das disciplinas:

Fundamentos Teóricos e Práticos da Gestão Escolar: Fundamentos teóricos, metodológicos e práticos da gestão. A escola como espaço de gestão democrática e participativa. Ética e educação: relações interpessoais no trabalho e liderança. Modelos de gestão no contexto escolar. Avaliação institucional. Gestão de pessoas no ambiente escolar.

Gestão Financeira: Controles financeiros introdutórios. Fontes de recursos e análise do resultado operacional. Orçamento, provisões e reservas financeiras. Resultado financeiro e análise de indicadores de desempenho. Administração de estoques, técnicas para administração de estoques. Principais componentes de um fluxo de caixa; Elaboração e interpretação de um fluxo de caixa. Função de custos: custos fixos e variáveis, custodireto e indireto.

Metodologia do Trabalho Científico: Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Princípios da Pesquisa Científica. Principais modalidades de Pesquisa. Técnicas para coleta de dados e informações.  Projeto de Pesquisa.  A escolha do tema.  A estrutura do projeto de pesquisa.  Orientações e Normatizações para Redação de Textos. Forma de apresentação gráfica do artigo científico.  As normas da ABNT, NBR 10520/2002.

Gestão de Pessoas: Princípios de gestão de pessoas. O servidor público e suas particularidades. Recrutamento e seleção em organizações públicas. Regime estatutário e regime contratual. Plano de cargos, carreira e remuneração por competências. Sistema de informação de gestão de pessoas. Gestão de equipes. Comportamento humano nas organizações. Poder e cultura nas organizações. Gestão de conflitos e negociação. Ética. Liderança e motivação de pessoas. Aprendizagem organizacional.

TI - Introdução à Educação a Distância : As Tecnologias e o Cotidiano. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologia em diferentes contextos. Definições de Educação a Distância. Breve Histórico da EAD. Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior. Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação. O papel do professor. O papel do aluno. Papel dos tutores. Colaboração e propostas de comunidades virtuais. Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática.

Didática do Ensino Superior: A docência no ensino superior. Educação. Didática. Metodologia. A LDB, o ensino superior e suas finalidades. O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro. A metodologia como ato político. O ato de planejar e as intencionalidades. A opção política do educador. Plano e planejamento. Diferenças entre plano e planejamento. As implicações políticas do ato de planejar. Elementos constitutivos de um plano.

Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação

PPP (normatização do PPP - Regimento Escolar), Currículo, PDE. O planejamento - definição, como organizá-lo; planos de ensino; projeto; avaliação externa (Prova Brasil, IDEB, ENEM). Avaliação da aprendizagem.

Legislação Educacional e Políticas Públicas:

Sociedade, Estado e Educação. Políticas públicas de educação. Perspectivas e tendências contemporâneas das políticas educacionais expressas na legislação de ensino e nos projetos educacionais. Políticas inclusivas, diretrizes e práticas excludentes. Desafios e Perspectivas.

Fundamentos da Educação Especial: Direito à Diversidade. Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão. Política Nacional de Educação Inclusiva. Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico. Identificação de necessidades educacionais especiais.

Elaboração do trabalho de conclusão de curso

(Obs.: Bibliografia a ser fornecida pelo corpo docente)

12. CORPO DOCENTE:

Fundamentos Teóricos e Práticos da Gestão Escolar
Gestão Financeira
Metodologia do Trabalho Científico
Gestão de Pessoas
TI - Introdução à Educação a Distância
Didática do Ensino Superior
Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação.
Legislação Educacional e Políticas Públicas
Fundamentos da Educação Especial

(Obs.: a ser ainda estabelecido)

13. METODOLOGIA

O curso utilizará os diferentes métodos pedagógicos envolvidos no ensino da Educação, como, a título de exemplo, aulas expositivas, debates e seminários, trabalhos e estudos dirigidos, provas e práticas simuladas, análise de casos específicos. Serão utilizados também recursos audiovisuais.

14. INTERDISCIPLINARIDADE

Ao se ter a interdisciplinaridade como metodologia no desenvolvimento do currículo de pós-graduação, não se tem o abandono das disciplinas nem supõe para o professor uma “pluri-especialização” – difícil de imaginar - com o risco do sincretismo e da superficialidade.  Na verdade, a interdisciplinaridade se faz necessária na medida em que se deva ter maior consciência da realidade, com os fenômenos complexos e suas múltiplas implicações sendo observados, vistos, entendidos e descritos por uma confrontação de olhos plurais.

15. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares consistirão em práticas acadêmicas, colimando principalmente complementar e sintonizar o currículo pedagógico vigente, ampliar os horizontes do conhecimento – assim como de sua prática para além da sala de aula, favorecendo o relacionamento entre grupos e a convivência com as diferenças sociais.

Tais atividades serão divididas em atividades fora do ambiente de sala de aula, tais como palestras, seminários e pesquisa de campo, além de visitas a Instituições educacionais.

16. TECNOLOGIA

A tecnologia a ser utilizada no curso de Pós Graduação será aquela permitida pelos principais recursos existentes em informática, tais como computadores - existe laboratório de informática disponibilizado ao corpo discente; internet - a instituição disponibiliza também ampla rede Wi-fi em suas dependências; data show; retroprojetores; televisores; DVD´s etc.

17. INFRAESTRUTURA FÍSICA

17.1. Sala de coordenação

A Instituição disponibiliza gabinetes para as coordenadorias, que ocupam um total de 25m² e estão localizados em área contígua à sala de professores.

Os demais serviços acadêmicos são realizados na Secretaria Geral que ocupa área de 79m².

17.2. Sala de professores

A sala de professores está localizada no Bloco II e conta com 48,00 m² e está equipada com computadores para uso exclusivo do corpo docente.

17.3. Salas de aula

A Faculdade de Paulínia conta com 34 salas de aula, que totalizam 2.497 m², equipadas com quadro negro e ventiladores. Muitas das salas contam com ar condicionado e equipamentos de multimídia.

17.4. Laboratórios de informática

A FACP disponibiliza quatro laboratórios de informática, todos ligados à internet, que atendem os alunos em quantidades suficientes. Todos os computadores estão ligados através de uma rede estruturada de plataforma Windows e interligados com a Internet via cabo ou Wi-fi.

Os laboratórios contam com técnicos que auxiliam os alunos no uso dos equipamentos e softwares. Além disso, os alunos dispõem de computadores na Biblioteca e em alguns laboratórios específicos. A gestão de uso destes laboratórios está contemplada em regulamento próprio, sendo de responsabilidade de setor técnico.

17.5. Laboratórios específicos do curso

O curso de Pedagogia possui uma Brinquedoteca, contando, para tanto, com área própria, mobiliário e equipamentos adequados para o desenvolvimento das respectivas atividades. As demais atividades de prática simulada são realizadas em sala de aula.

17.6. Atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida

A Faculdade de Paulínia, imbuída da mais alta visão democrática e de igualdade social, proporciona em todas as estruturas (física e mobiliária), condições necessárias para o acesso de portadores de necessidades especiais, ou seja, rampas com inclinação adequadas, instalações sanitárias apropriadas, vagas especiais em estacionamentos, elevadores de acesso aos pisos superiores, dentre outras tantas.

Deste modo, se tem total acessibilidade e atendimento prioritário e diferenciado para os portadores de necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida.

17.7. Biblioteca

A instituição conta com biblioteca, ocupando espaço físico amplo e independente, contando com considerável acervo de títulos, inclusive com aqueles estabelecidos no rol das bibliografias básica e complementar de cada uma das disciplinas que compõe a grade curricular do curso, indicadas no presente plano.

18. LOCAL DE OFERTA DO CURSO.

O curso será ofertado nas dependências do campus da Faculdade de Paulínia, localizado a Rua Nelson Prodócimo, 495.

19. NÚMERO DE VAGAS

Serão disponibilizadas 40 (quarenta) vagas por semestre.

20. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O critério a ser utilizado para seleção de alunos do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional da Faculdade de Paulínia será a análise classificatória do Curriculum Vitae do candidato, bem como entrevista pessoal com o candidato.

21. SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas pelos professores de cada uma das disciplinas, através da análise qualitativa dos trabalhos apresentados e das avaliações, escritas ou orais, realizadas.

Será aprovado ao final do curso de especialização o aluno que tiver um aproveitamento de, no mínimo, 60% (sessenta por cento), isto é, nota igual ou superior a 6,0 (seis) nos trabalhos e avaliações;

22. CONTROLE DE FREQUÊNCIA

O controle da frequência do corpo discente caberá exclusivamente aos professores de cada uma das disciplinas, feito através de chamada nominal, sendo necessário para a aprovação no curso de frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total de cada disciplina.

23. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso da Pós Graduação consiste em pesquisa individual, orientada por docente do Curso, apresentada sob a forma de dissertação, elaborado dentro das normas da ABNT, em qualquer área do conhecimento do Curso e apresentado perante Banca Especial.

O objetivo do trabalho é propiciar aos alunos a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo á produção científica e elaboração de conhecimento mais complexo, à consulta de bibliografia especializada e aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica.

O pós graduando terá seis meses, a contar do último dia de aula do Curso de Pós Graduação, para elaborar e protocolar a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso na secretaria de Pós Graduação.

Para ser aprovado, o aluno deverá ter um aproveitamento de, no mínimo, 60% (sessenta por cento), isto é, nota igual ou superior a 6,0 (seis) no Trabalho de Conclusão de Curso.

Os critérios a serem utilizados na avaliação do trabalho serão estabelecidos pela Coordenação do Curso e apresentados ao aluno antes do início de sua elaboração.

Em caso de não alcançar tal aproveitamento, será o trabalho devolvido ao aluno, para que seja reformulado ou refeito, e, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, entregue à Secretaria de Pós Graduação, para ser novamente avaliado.

Seguindo-se nova reprovação, o aluno será considerado reprovado no quesito Trabalho de Conclusão de Curso.

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