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Quarta20 Setembro 2017

Gestão Estratégica de Negócios

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1 – NOME DO CURSO E ÁREA DE CONHECIMENTO:

a)    Nome do Curso: Pós Graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Negócios .

b)    Área de conhecimento:. 345 – Gerenciamento e Administração.

c)    Modalidade de oferta: Presencial.



2 – CURSO DE GRADUAÇÃO AO QUAL ESTÁ VINCULADO:

Administração, Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais



3 – JUSTIFICATIVA:



A FACP está localizada no município de Paulínia uma das cidades da intitulada Região Metropolitana de Campinas – RMC que incorpora 22 municípios congregando um importante Polo tecnológico do Estado de São Paulo. Dentre estes municípios integrantes da RMC estão os de: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheira Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Jaguariúna, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Esta região, próxima à Capital do Estado de São Paulo, vem assumindo, em especial, ao longo dos últimos 10 anos, importância econômica, social e política de grande relevância a ponto de representar hoje, no cenário nacional, uma das regiões que mais crescem no País em termos econômicos e tecnológicos.

O mercado de trabalho na região é bastante potente e promissor tendo crescido a demanda por profissionais mais qualificados e especializados. A FACP vem procurando cumprir sua missão institucional de formar, qualificar e especializar a mão-de-obra exigida pelo mercado fornecendo cursos de graduação e de pós-graduação focados nas melhores práticas de gestão. Atualmente a FACP está envidando esforços, cada vez maiores, na oferta de cursos de pós-graduação para cobrir as mais diversas áreas e segmentos do mercado e atender as muitas instituições privadas instaladas no pólo Petroquímico de Paulínia e nos demais Polos industriais localizados na circuncisão da RMC.

 A FACP ciente desta necessidade propõe um curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios para atender em especial ao Polo Petroquímico de Paulínia. É notória a necessidade que as organizações têmde novas soluções de gestão em função das atuais exigências da Sociedade do Conhecimento. As mudanças levam as organizações a buscarem diferenciais competitivos, melhoria de desempenho e sustentabilidade. Nesse cenário, a inovação surge como meta e a estratégia é o único caminho capaz de levá-las à garantia de resultados eficazes. Na atual Sociedade do Conhecimento empresas que não possuem boas estratégias e gestão focada em resultados e pessoas tem grandes dificuldades de sobrevivência. A busca por resultados deve ser fruto da preparação gerencial bem como do aprendizado organizacional, dos realinhamentos políticos, dos desenvolvimentos tecnológicos autônomos e das alterações no contexto interno às empresas. Nesta linha de argumentação mais importante ainda se torna a especialização das pessoas que compõem o quadro efetivo das empresas de Paulínia porque se faz necessário que tenham um alto grau de responsabilidade em relação à gestão da inovação em organizações, programas e projetos voltados para excelência. Em função desta realidade justifica a abertura de um curso de pós-graduação Lato Sensu em Paulínia que foque a gestão estratégica de negócios porque este além de cobrir uma lacuna existente oferece a oportunidade de se formar profissionais alinhados com os interesses da RMC.

4 - OBJETIVO:

O objetivo do curso é aprimorar conhecimentos, competências e melhores práticas de gestão estratégica de negócios maneira que os profissionais atuem com foco em resultados, ou seja, considerando as necessidades do meio a qual suas organizações estão inseridas, mas orientados tanto para a responsabilidade social empresarial quanto para a ética nos negócios e o desenvolvimento sustentável.

Busca-se desenvolver nos integrantes do curso o seguinte perfil pessoal e profissional:

·         Consciência de sua responsabilidade junto à sociedade, ao meio ambiente e às pessoas como seres ativos do processo de desenvolvimento individual e coletivo;
·         Elevados valores de justiça e ética profissional;
·         Formação holística que favoreça uma visão global habilitando-o à compreender o meio social, político, econômico e cultural na qual está inserido;
·         Capacidade de tomada de decisões diante da diversidade, complexidade e interdependência das informações que circulam em tempo real; 
·         Formação técnica e científica para atuar na gestão estratégica de negócios desenvolvendo ações focadas nos princípios e fundamentos da excelência praticados pelas organizações que possuem alto desempenho;
·         Competência para empreender tanto a partir de equipes de trabalho quanto atuando isoladamente;
·         Capacidade de analisar criticamente o ambiente empresarial e o meio em que elas se inserem, atuando de forma a antecipar-se às mudanças que se fizerem necessárias;
·         Capacidade de atuar em equipes multi e interdisciplinares;
·         Compreensão da necessidade de manter contínuo o desenvolvimento profissional como parte de um esforço permanente de auto-desenvolvimento;
·         Capacidade para liderar, coordenar, conduzir, executar e dirigir equipes multi e interdisciplinares;
·         Capacidade para atuar como agente multiplicador de conhecimentos, experiências, práticas e saberes dentro das organizações.



5 - PÚBLICO ALVO:

Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios da FACP atende a uma demanda por formação profissional de pessoas que buscam conhecimentos nas melhores práticas empresariais consolidadas por instituições de vanguarda que buscam uma gestão focada nos precipícios da qualidade e da excelência e que adotam estratégias para se manter em seus mercado de atuação. De maneira geral o público alvo do curso são:

·         Recém-graduados sem incorporação no mercado de trabalho,
·         Graduados de qualquer área de formação,
·         Gestores/dirigentes de empresas públicas e/ou privadas,
·         Gestores dos níveis estratégico, tático e operacional das empresas,
·         Dirigentes e/ou profissionais de micro, pequenas e médias empresas,
·         Profissionais interessados em aprofundar conhecimentos acerca da gestão estratégica organizacional contemporânea.
·         Outros interessados.

O curso pretende contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências nos discentes:
·         Planejar, organizar, dirigir e controlar a política de recursos humanos ditada pela Alta Administração.
·         Controlar as operações das fábricas, através de relatórios dos técnicos e visitas pessoais, evidenciando uma monitoração constante das fontes poluentes.
·         Assessorar tecnicamente as demais unidades da empresa em todos os assuntos relativos à sua área de especialização.
·         Acompanhar a execução das medidas propostas.
·         Garantir a atualização e informação relativas ao desenvolvimento da tecnologia em seu nível de especialidade.
·         Acompanhar o desenvolvimento da legislação.
·         Responsabilizar-se pela formação e pelo treinamento dos indivíduos ligados à atividade de meio ambiente.
·         Representar institucionalmente a organização, seja nos órgãos públicos, seja na comunidade interna e externa, em todos os assuntos relacionados com recursos humanos.

Também contribuirá para desenvolver/formar as seguinte habilidades nos discentes:

·         Habilidade técnica de avaliar as diferentes alternativas, em relação a insumos, processos e produtos, considerando-os sob o aspecto humano e seu relacionamento com os conceitos de custos e de tempo.
·         Habilidade administrativa relacionada com o desempenho das tarefas do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar, pois caberá a ele a responsabilidade de executar a política de recursos humanos ditada pela organização.
·         Habilidade política para sensibilizar os demais administradores da empresa, que lhe podem dar apoio e respaldo organizacional no engajamento da temática humana, propagando e consolidando a ideia de que sua atividade, antes de ser uma despesa a mais para a organização, é uma grande oportunidade para a prospecção de novas formas de redução de custos e melhoria de lucros.

Habilidade de relacionamento humano para conseguir a colaboração e o engajamento de todos os funcionários da empresa, pois o sucesso desse empreendimento está intimamente ligado à participação coletiva e à incorporação desta variável à cultura da organização.Definição do público-alvo e a contribuição que pretende dar em termos de competências e habilita



6 – CONCEPÇÃO DO PROGRAMA:

O curso de Especialização em Gestão Estratégica de Negócios da FACP atende os padrões de qualidade de ensino que garante o sucesso de seus egressos, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Foi estruturado para potencializar ações de desenvolvimento sustentável tomando como referência a temática Clean Tech. Esta temática é extremamente aderente às necessidades da indústria química que integra o desenvolvimento socioeconômico de Paulínia. O Clean Tech servirá de núcleo agregador de todos os conteúdos que comporão a grade curricular do curso. Visa contribuir para construir nos pós-graduandos a noção de gestão estratégica de negócios fundamentada no desenvolvimento sustentável como um meio empresarial capaz de favorecer o desenvolvimento humano, social, econômico, cultural e ambiental da cidade de Paulínia dando aos discentes a ideia de que é por meio do desenvolvimento, implementação e uso de processos e tecnologias limpas que torna-se possível criar os mecanismos sustentáveis de desenvolvimento. O curso formará pessoas para a gestão estratégica, pesquisa, inovação e a transferência de informações e tecnologias limpas para a RMC.

Conceitos como autonomia, flexibilidade, capacidade de análise, pró-atividade, visão sistêmica, visão estratégica extrapolam o discurso acadêmico e servem de guias para a orientação da prática docente e a qualificação discente, ultrapassando os limites da retórica escolar para construir conhecimento útil aos profissionais que buscam se especializar.

O programa do curso foi concebido respeitando os valores humanos, sociais e éticos envolvidos no ensino e no aprendizado crítico, participativo e criativo, tendo a efetiva valorização do profissional e o seu meio como meta.

A dinâmica da realidade socioeconômica e, em especial, da realidade política que norteia a gestão estratégica serviu de alicerce para a conformação da grade curricular, e dos correspondentes conteúdos programáticos, na medida em que se contemplou a realidade das relações humanas no mercado de trabalho e as formas de distribuição física de bens tangíveis e intangíveis, através dos canais de distribuição e das suas multi-relações, intrínsecas e extrínsecas, num contexto globalizado, visando atender as necessidades do desenvolvimento local, regional e nacional do País.

A finalidade do curso de especialização é a de formar profissionais que interajam seus conhecimentos, experiências e saberes de forma a permitir o desenvolvimento de ações e práticas requeridas por um contexto socioeconômico com características fortemente competitivas, valorizando a reflexão, a busca de inovações e criando caminhos próprios que possam suprir as restrições situacionais, observadas nos princípios da ética profissional e nos processos operacionais e decisórios que envolvem a gestão organizacional contemporânea.

Orientado por tais convicções o curso possui uma grade curricular que, de um lado, aprofunda conceitos e conteúdos voltados para a especialização da prática profissional e, de outro, privilegia conteúdos críticos, contemporâneos e emergentes necessários ao entendimento da problemática da gestão estratégica organizacional. Ambos os focos são considerados essenciais para a consolidação de uma formação plena que se pauta nas exigências da sociedade na atual conjuntura política. Isto possibilita à FACP criar as condições para que os pós-graduandos construam um sólido arcabouço conceitual favorecendo a evolução de uma prática profissional condizente com as exigências dos Polos Industriais circunscritos na RMC.

Dentro desta visão integradora de conteúdos, o curso de especialização em Gestão Estratégica de Negócios da Faculdade de Paulínia possui como preceitos ontológicos, orientadores das ações pedagógicas os seguintes pressupostos:

  • A realidade Estadual e Municipal deve servir de princípios balizadores dos conteúdos que integram as disciplinas do curso. Admite-se que é a partir da compreensão da realidade local estendida para a global que se captura os conteúdos a serem tratados no curso de forma a possibilitar que seus participantes desenvolvam/adquiram conhecimentos e competências necessárias à eficiência e eficácia da gestão pública.
  • O elevado nível de qualificação dos pós-graduandos permitindo-os que pensem e atuem como gestores empresariais a partir da realidade na qual estejam inseridos.
  • A formação de sólidos valores morais e éticos.
  • A especialização de gestores empresariais com capacidade analítica e crítica dos fenômenos organizacionais contemporâneos que sejam capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras.
  • A especialização de gestores empresariais hábeis na condução de equipes de trabalho em equipes que possam atuar, com sucesso, nas soluções de conflitos interpessoais, no estabelecimento de objetivos e na definição de estratégias comuns aos diversos públicos com os quais deve interagir.

A especialização de profissionais que tenham como objetivos permanentes o auto-desenvolvimento e a auto-aprendizagem.



7 - COORDENAÇÃO:.

Profa. Dra. Tércia Zavaglia Torres. Formada em Administração pela Faculdade Católica de Brasília – UCB e mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

Foi professora adjunta da Universidade Paulista – Unip, Faculdade de Americana – FAM. É professora adjunta da Faculdade de Paulínia – FACP. Coordenou os cursos de graduação em Administração, Tecnologia em Marketing e Logística da Faculdade Politécnica de Campinas – POLICAMP. Coordenou e ministrou aulas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Negócios da Faculdade Politécnica de Campinas – POLICAMP. Coordena os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Secretariado da Faculdade de Paulínia – FACP. Coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estratégias Empresariais da Faculdade de Paulínia – FACP.

CV Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0165420464019947


8 – CARGA HORÁRIA TOTAL:


Carga Horária Total: 380 horas

Carga Horária de aulas teóricas: 260 horas

Carga horária de aulas práticas: 66 horas

Carga horária de atividades individuais: 20

Carga horária de atividades em grupo: 10

Carga horária de orientação TCC: 24



9 – DURAÇÃO DO CURSO:

Mínima de 18 meses e máxima de 24 meses

10 – OFERTA DO CURSO:

O curso será ofertado semestralmente, havendo a necessidade de um preenchimento de um número mínimo de vagas (estabelecido em 20 alunos) para que tenha sua efetivação.

11 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Disciplina: Integração

Carga Horária: 4 horas

Ementa: Disciplina sem ementa porque seu objetivo é integrar os discentes e criar um ambiente de confiança, reciprocidade, amizade e colaboração capaz de favorecer o processo ensino-aprendizagem. A disciplina será regida por vivências e dinâmicas seguida de discussões que envolvam os aspectos práticos relacionados aos conceitos de grupo, equipe, liderança, gerenciamento, acompanhamento, monitoramento, controle, confiança, relacionamento interpessoal, etc.

Bibliografia: Não se aplica.

Disciplina: Metodologia Científica

Carga Horária: 32 horas

Ementa: Conhecimento e conhecimento de senso comum. Percurso para elaboração do problema científico. Critérios de cientificidade nas Ciências Sociais Aplicadas. Abordagens de Construção do Conhecimento. Princípios do trabalho científico. Prática da aplicação dos princípios científicos. Formatação de projetos, monografias, dissertações e teses científicas.

Bibliografia:

BASTOS, R. L. (et al.). Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de janeiro: LTC, 2003.

DIEHL, A. A., TATIM, D. C. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos técnicas.

São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. 176p.

LIMA, M. C. OLIVO, S. (Orgs.).  Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.  São Paulo: Thompson, 2006.

Disciplina: Desenvolvimento Sustentável

Carga Horária: 32 horas

Ementa: Teorias sobre o desenvolvimento. Críticas às visões economicistas do desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento econômico-social. Desenvolvimento sustentável. Mercado e meio ambiente. A ética ambiental e o desenvolvimento sustentável nas organizações. A gestão e práticas de gestão voltadas para a sustentabilidade.

Bibliografia:

DIAS, R.: ZAVAGLIA, T.: CASSAR, M. Introdução à Administração: da competitividade à sustentabilidade. 2 ed. Campinas: Alínea, 2009.
ALMEIDA, F. Experiências Empresariais em Sustentabilidade. São Paulo: Campus 2009.
VEIGA, J. E. et al. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. São Paulo: Garamond, 2010.


PANTANO FILHO, R.; ROSA, D. S.; IRIAS, L. J. M. Desenvolvimento Sustentável, Itatiba: Berto, 2008.
ALMEIDA, F. Os Desafios da Sustentabilidade: uma ruptura urgente. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus 2007.
ROSSINI, A.; GUEVARA, A. J. H.; SILVA, J. U. Consciência e Desenvolvimento Sustentável nas Organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
GUEVARA, A. J. H.; ROSSINI, A.; SILVA, J. U. Consciência e Desenvolvimento Sustentável nas Organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2008.


Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso

Carga Horária: 24 horas

Ementa: Não se aplica por tratar-se de uma disciplina de orientação metodológica.

Bibliografia: Não se aplica.

Disciplina: Fundamentos da Gestão Estratégica

Carga Horária: 40 horas

Ementa: Administração: perspectiva histórica e contemporânea. As funções da Administração. O papel, as habilidades e competências dos administradores contemporâneos. As organizações segundo Mintzberg, Handy, e Morgan. Modelos Contemporâneos de Administração: administração por processo, administração participativa, aprendizagem organizacional. Ética e Responsabilidade Social. Processo de Administração Estratégica. Etapas do processo de administração estratégica: análise do macroambiente, análise do microambiente, estabelecimento das diretrizes organizacionais, formulação de estratégias, tipos de estratégias, implementação de estratégias, acompanhamento e avaliação da implementação de estratégias. Fundamentos de marketing para a administração estratégica. Questões especiais da administração estratégica: estrutura organizacional, cultura organizacional e sistema de liderança.

Bibliografia:

CERTO, S. C. Administração Moderna. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 572p.

BARROS NETO, J. P. Administração de organizações complexas. São Paulo: Quality Mark, 2009. 592p.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2006. 500p.

Disciplina: Marketing e Comunicação com o Mercado

Carga Horária: 40 horas

Ementa: O poder das mídias sociais. Marketing de conteúdo. E-mail Marketing. Marketing viral. Pesquisa on-line. Publicidade além dos banners. Monitoramento e medição. Tendências do Marketing da Sociedade do Conhecimento: da Web 2.0 para a Web 3.0.

Bibliografia:

CORREA, R. Comunicação Integrada de Marketing: uma visão global. São Paulo: Saraiva, 2006. 280p.

LINDA, E. Marketing Inteligente: tudo o que você precisa saber para ser bem-sucedido. São Paulo: Futura, 2006. 208p.

CAPPO, J. O Futuro da Propaganda: nova mídia, novos clientes, novos consumidores na era pós-televisão. São Paulo: Cutrix, 2003.

Disciplina: Cenários da Gestão Organizacional Contemporânea

Carga Horária: 40 horas

Ementa: Sociedade industrial: passado e presente. A sociedade pós-moderna e o domínio do conhecimento e da informação. As novas relações de trabalho. Novos conceitos de empresas para novos desafios empresariais: tendências e expectativas. Mudanças paradigmáticas nos modelos de gestão organizacional. Cenários de Negócio no mundo globalizado: exigências e perspectivas. Estrutura organizacional: as redes institucionais como arranjo inovador. Colaboração x Competição: a inovação e a tecnologia como fator estratégico. A colaboração e o trabalho em redes. Liderança na Sociedade do Conhecimento: tendências. Capital Intelectual e de Relacionamento: influências na gestão organizacional. A constituição e formação do trabalhador do conhecimento.

Bibliografia:

DRUCKER, P. Desafios Gerenciais para o Século XXI. São Paulo: Thomson, 1999. 168p.

CHOWDHURY, S.; PRAHALAD, C. K.; SENGE, P. M. Administração no Século XXI: o estilo de gerenciar hoje e no futuro. São Paulo: Makron, 2002. 306p.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009. 304p.

Disciplina: Comunicação e Cultura Organizacional

Carga Horária: 32 horas

Ementa: Aspectos conceituais e teóricos da comunicação e da cultura organizacional. A comunicação e a cultura organizacional como fatores de competitividade. Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional. As Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC e seus impactos nos processos de comunicação organizacional integrada e sistêmica. Comunicação como um Processo de Inteligência Competitiva. Cultura como processo de aprendizagem organizacional.

Bibliografia:

KUNSCH, M. M. K. Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009. 408p.

KUNSCH, M. M. K. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional. São Paulo: Difusão, 2008. 312p.

SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2009. 414p.

Disciplina: Qualidade e Excelência Gerencial

Carga Horária: 32 horas

Ementa: Qualidade como fator de competitividade nas organizações contemporâneas. Fundamentos da Qualidade. Certificação de Sistemas de Qualidade. Gestão da Qualidade Total nos mercados globalizados. Qualidade e modelos de gestão organizacional: perspectiva sistema. A Visão Sistêmica da Qualidade conjugada à abordagem estratégica da organização
 Custo da Qualidade. Ferramentas da Qualidade. Análise e Melhoria de Processos. A Fundação Nacional da Qualidade – FNQ e o Modelo de Excelência em Gestão – MEG. O Prêmio Nacional da Qualidade da FNQ.


Bibliografia:

CALARGE, F. A. Visão Sistêmica da Qualidade. São Paulo: Artliber, 2001. 255p.

OLIVEIRA, O. J. Gestão da Qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Thomson Learning, 2003. 243p.

SCAICO, O.; TACHIZAWA, T. Organização Flexível: qualidade na gestão de processos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006. 382p.

Disciplina: Liderança, Pessoas e Equipes

Carga Horária: 40 horas

Ementa: Gestão da diversidade e diferenças individuais. Motivação: definição e teorias. Maslow, Herzberg, MacGregor, Skinner, Vroom e Rotter. Equipes: definição, tipos, formação, papéis e diversidade. Liderança: definição, características, competências necessárias, abordagens. Liderança orientada para resultados. Lideranças de equipes de alta performance. Desenvolvimento de habilidades em liderança de equipes de alta performance. Relações interpessoais e de segurança para liderar equipes de alta performance. Equilíbrio entre razão e emoção. Motivação e liderança.

Bibliografia:

COHEN, A. R.; FINK, S. L. Comportamento Organizacional: conceitos e estudos de casos. São Paulo: Campus, 2003. 655p.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 7 ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 560p.

DUTRA, S. J. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004. 208p.

ZAVAGLIA, T. Gestão de Pessoas: tendências, desafios e expectativas. Campinas: Alínea, 2006. 182p.

Disciplina: Inteligência Competitiva

Carga Horária: 32 horas

 
Ementa: Fatores determinantes para o Desempenho Organizacional. Gestão da Informação e do Conhecimento. Aplicações estratégicas da TI. Gestão do conhecimento. Inteligência Competitiva: conceitos, importância e estado da arte no mundo e no Brasil. Métodos e Técnicas de Inteligência Competitiva. Benchmarking. Data Mining. Data Warehousing.

 
Bibliografia:

PASSOS, A.; MARTINI, S. M. Homem no Fogão e Mulher na Gestão. São Paulo: LCTE Editora, 2010.

FULD, L. M. Inteligência Competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência. São Paulo: Campus, 2009.

GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva: como transformar informação em negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

 
Disciplina: Sistemas de Informação e Conhecimento

Carga Horária: 32 horas

Ementa: Informação nas Organizações. Dado, informação e conhecimento. Característica da informação. Informação como recurso estratégico. Sistema de informação: objetivo, importância e benefícios. Classificação de sistemas de informação. Modelos de Sistemas de Informação. Sistema de informação e o planejamento estratégico organizacional. Planejamento estratégico de informações. Tecnologia da informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Componentes da tecnologia da informação. Projeto e implementação de sistemas de informação. Projeto de Sistemas de Informação. Fases da implementação do projeto de sistema de informação.

Bibliografia:

TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Universidade de Brasília, 2001. 344p.

TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Elsevier, 2005.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. São Paulo: Elsevier, 2003.

KROGH, G. V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a Criação de Conhecimento: reinventando a empresa com poder de inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

NONAKA, I.; TAKEUCHI. H. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Bookman, 2008.

           

LOCAL DE OFERTA DO CURSO.

O curso será ofertado nas dependência do campus da Faculdade de Paulínia, localizado na rua Nelson Prodócimo, 495.

 NÚMERO DE VAGAS

Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas por semestre.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo de seleção é composto de duas etapas. A primeira consiste em uma análise curricular do interessado a partir da pré-inscrição quando preenchem uma ficha de interesse no curso e apresentam os seguintes documentos à Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Paulínia – FACP:

  • Cópia AUTENTICADA de Diploma de Curso Superior ou Certificado de Conclusão de Curso
  • Cópia AUTENTICADA de Histórico Escolar do Curso Superior
  • Curriculum Vitae atualizado
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Foto 3 x 4 recente
  • Comprovante de Residência

A segunda etapa é realizada pela Coordenação do Curso e consiste em uma entrevista com o interessado no curso. Nesta etapa serão observados os seguintes aspectos: interesse do discente pelo curso; área de atuação profissional; tema de pesquisa e percepção dos problemas organizacionais contemporâneo.

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

Haverá por parte da Coordenação um acompanhamento do processo ensino-aprendizagem dos discentes e docentes visando um melhor aproveitamento do curso. A média para aprovação final nos três módulos do curso será dada em cada uma das disciplinas integrantes do módulo sendo considerado aprovado o discente que alcançar a média igual ou superior a sete (7,0). No caso dos docentes haverá uma avaliação feita pelos discentes e coordenação do curso ao final de cada disciplina. Caso o docente obtenha nota inferior a sete (7,0) por duas vezes consecutivas será eliminado do corpo docente do curso.

     Cabe aos docentes, orientados pela Coordenação do curso, incentivar os discentes a adotarem práticas contínuas de avaliação da aprendizagem. O acompanhamento do processo de aprendizagem do discente é um dos aspectos mais efetivos na especialização profissional. Daí a incorporação, na maioria das disciplinas que integram cada um dos três módulos do curso, de atividades práticas em sala de aula como uma forma de criar espaços de aprendizagem coletiva e de aquisição/desenvolvimento de competências. Dentre as práticas adotadas pelo corpo docente estão: aplicação de trabalhos individuais e/ou coletivos, aplicação de estudos de casos e sua consequente discussão coletiva, realização de seminários e/ou workshops para verificação de apreensão de conhecimentos e competências, aplicação de testes individuais e/ou coletivos, aplicação de provas individuais. Além disto, a Coordenação estimula a prática de discussão com os discentes dos conteúdos abordados nos instrumentos de verificação da aprendizagem oferecendo-lhes um retorno da aprendizagem que obtiveram acerca dos conteúdos e das habilidades/competências que exercitaram.

       Esta postura de acompanhamento e avaliação que está incorporada nas concepções pedagógicas do Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios da FACP está coerente com as demais concepções do Projeto Político Institucional da Faculdade de Paulínia que assume que o educando é o principal agente do seu processo de crescimento e desenvolvimento e como tal precisa ser levado a refletir sobre seus avanços e limitações. Esta prática é, por si só, uma das principais fontes de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional à medida que envolve tanto os docentes como os discentes em um processo de reflexão e de construção e reconstrução do conhecimento.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

Serão considerados aptos os discentes que obtiveram frequência mínima de 75% acompanhadas pelo docente por meio da lista de presença.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Produção de um artigo científico dentro da linha de pesquisa do curso para uma revista indexada.

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