FACP - Faculdade de Paulínia

Informações - FACP Central do Aluno Mapa do Site Fale Conosco

Rua Nelson Prodócimo nº 495 - Jardim Bela Vista - Paulínia/SP

Increva-se VESTIBULAR

Home Pós-Graduação Letramento e Alfabetização: Teoria e Prática

Segunda23 Outubro 2017

Letramento e Alfabetização: Teoria e Prática

Tamanho da letra:

letramento

 

 

 

FAÇA SEU PRÉ CADASTRO AQUI

 

Objetivos

  • Qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento através de fundamentos e metodologias específicas para o ensino e a aprendizagem dessa área do conhecimento.
  • Compreender a alfabetização como construção da função social da linguagem escrita na dimensão do letramento, tendo como base a contextualização histórica, as concepções teórico-metodológicas e os processos de ensinar e de aprender dessa área.
  • Promover um espaço de reflexão acerca das propostas e dificuldades inerentes ao processo de alfabetização e ao conceito de letramento.
  • Garantir um acesso qualificado a conhecimentos em alfabetização capazes de subsidiar o professor alfabetizador em seu trabalho.
  • Criar um contexto favorável para a partilha de experiências e a construção e ressignificação de práticas de leitura e escrita.
  • Objetivar e conceituar o processo de letramento.

O curso

  • Coordenação: Profa. Dra. Tânia Laurindo
  • Carga horária: 360h
  • Início: 23 de setembro de 2017
  • Período: quinzenal
  • Sábado: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local: Centro de Educação da Faculdade de Paulínia - Av. Paulista, 72
  • Tel (19) 3874- 4035

 

Inscrições até 15 de setembro

  • Documentação para matrícula - após confirmação da oferta de turma
  • Original do diploma de graduação
  • Original do histórico escolar de graduação
  • Original da cédula de identidade
  • Original do CPF

 

Investimento: R$150,00 (mensal)

 

Ex-alunos – desconto de 20%

Objetivos

  • Qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento através de fundamentos e metodologias específicas para o ensino e a aprendizagem dessa área do conhecimento.
  • Compreender a alfabetização como construção da função social da linguagem escrita na dimensão do letramento, tendo como base a contextualização histórica, as concepções teórico-metodológicas e os processos de ensinar e de aprender dessa área.
  • Promover um espaço de reflexão acerca das propostas e dificuldades inerentes ao processo de alfabetização e ao conceito de letramento.
  • Garantir um acesso qualificado a conhecimentos em alfabetização capazes de subsidiar o professor alfabetizador em seu trabalho.
  • Criar um contexto favorável para a partilha de experiências e a construção e ressignificação de práticas de leitura e escrita.
  • Objetivar e conceituar o processo de letramento.

 

 

FAÇA SEU PRÉ CADASTRO AQUI

 

MATRIZ CURRICULAR

 

 Disciplinas  por Módulo:  360 horas

 

Módulo I – 120h

  •  Curriculo escolar e praticas pedagógicas: 20 horas
  • Desenvolvimento e aprendizagem: 20 horas
  • Concepções de ensino e aprendizagem: 20 horas
  • Alfabetização e Letramento – Práticas sociais de leitura e escrita: 20 horas
  • A Construção da escrita. Hipóteses de escrita: 20 horas
  • Evolução das hipóteses de leitura: 20 horas


Módulo II – 120 horas

  • Organização do trabalho pedagógico: 20 horas
  • O trabalho pedagógico e a diversidade: 20 horas
  • Propostas didáticas de letramento e alfabetização: 20 horas
  • Musica e jogos processo de letramento e alfabetização: 20 horas
  • Princípios norteadores para uma boa situação de aprendizagem: 20 horas
  • Práticas tradicionais: por que e para quê?: 10 horas
  • O que é ler? - Estratégias de leitura e Formação de leitores: 10 horas


Módulo III – 80 horas presenciais e 40 horas de projetos

  • Projetos de leitura e escrita: 10 horas
  • A leitura em sala de aula : 10 horas
  • A língua e a linguagem: 10 horas
  • Metodologia da pesquisa: 20 horas
  • Trabalho de conclusão de curso: 20 horas

Nota

As 40 horas previstas para trabalhos pessoais, que totalizam a realização dos três módulos, deverão ser cumpridas pelo professor-cursista no planejamento e execução de propostas didáticas junto aos alunos, no exercício de sua docência.

 

FAÇA SEU PRÉ CADASTRO AQUI


tecassistiva

Текстиль для дома, Вышивка, Фурнитура, Ткани
автоновинки

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd