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Home Pós-Graduação Psicologia Organizacional

Quinta18 Outubro 2018

Psicologia Organizacional

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Paulínia é uma cidade que compõe a RMC – Região Metropolitana de Campinas. A RMC é formada por 20 municípios (Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo) e representa 1,47% do território do Estado, com uma área de 3.673 km2 e concentra 6,7% da população estadual. A economia é baseada na indústria de ponta e no tecnopolo de pesquisas em informática e biotecnologia com a presença de centros de ensino e do Aeroporto de Viracopos, que fazem da região um importante centro paulista. A cidade de Paulínia, com uma população acima de 82.000 habitantes (IBGE, 2010), e crescimento populacional na ordem de 60% na última década, é parte do segundo polo regional da RMC, em função do desenvolvimento, qualidade e diversificação das atividades comerciais, industriais e de serviços. Estas atividades incluem a Refinaria do Planalto e o polo petroquímico de Paulínia. Nesta sub-região, circunvizinhos a Americana e Paulínia, os municípios mais industrializados, estão também Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Sumaré, Santa Bárbara d'Oeste e Monte Mor.

Vivenciamos tempos de constantes e velozes mudanças nas sociedades nestas décadas iniciais do século XXI, logo é necessário que profissionais tenham disposição estratégica, com capacidade de gerenciamento de pessoas, para facilitar mudanças e promover melhor qualidade de vida.

 A psicologia organizacional é definida como a aplicação dos princípios da psicologia ao ambiente organizacional e de trabalho. Representa um importante campo teórico e prático da ciência psicológica contemporânea. É um campo que se ocupa tanto do estudo dos princípios psicológicos como ciência quanto da aplicação desses princípios. Busca compreender os fenômenos mentais e comportamentais que ocorrem em indivíduos e grupos pertencentes às organizações sociais.

 A psicologia organizacional aplica os princípios fundamentais da psicologia para um contexto específico de negócios, visando a compreensão do comportamento, a fim de aumentar a satisfação e o bem-estar dos funcionários dentro do local de trabalho. Spector (2008) explica que “os tópicos organizacionais incluem atitudes dos funcionários, comportamento dos funcionários, estresse no trabalho e práticas de supervisão”. As empresas necessitam de profissionais especializados para ajudar a fortalecer e manter seus processos organizacionais e habilidades de trabalho em equipe. Especialistas em psicologia organizacional ajudam a liderar equipes, criar estratégias de formação de equipes e manter um progresso eficiente em direção aos objetivos da empresa, bem como compreender os pontos fortes e fracos de um ambiente de grupo, inspirando a comunicação positiva e habilidades de escuta, e mostrando aos outros como trabalhar com diferentes personalidades.

OBJETIVO: Instrumentalizar profissionais para lidarem com o comportamento organizacional, integrando aspectos relacionais e de negócios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Compreender os fenômenos e processos organizacionais por meio da visão sistêmica;
  • Apreender conceitos e técnicas para realização de diagnóstico organizacional;
  • Assimilar teorias que expliquem a motivação e satisfação dos colaboradores e desenvolver habilidades práticas de gerenciamento de recursos humanos;
  • Possibilitar o desenvolvimento de novas estratégias e formas de intervenção, comunicação e gerenciamento de conflitos.


Público alvo: Graduados em Psicologia, Pedagogia, Recursos Humanos, Administração e em outras áreas e que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a relação do indivíduo, grupo e a organização.

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso terá carga horária total de 360 horas que serão distribuídas da seguinte forma:

MÓDULO

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA





1

Fundamentos da Psicologia Organizacional

20



Práticas Organizacionais

20



Fundamentos da Teoria Geral de Sistemas

20



Fundamentos da Teoria de Grupos



20



Comunicação Organizacional



20



Psicologia Organizacional e Negociação de Conflitos

20



TOTAL DO MÓDULO



120





2



Gestão de Pessoas

80



Fenômenos Organizacionais e Processos Psicossociais

20



Saúde Mental nas organizações

20



TOTAL DO MÓDULO





120





3



Relações Humanas, Liderança e

Neurociência

60



Metodologia de Pesquisa

20



Elaboração de Monografia

40



TOTAL DO MÓDULO



120



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL (20 horas)

Ementa: A temática apresenta a Psicologia como ciência do comportamento; história e desenvolvimento das organizações. O trabalho como fenômeno psicossocial.

Bibliografia Sugerida:

DUBRIN, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Ltda., 2003.

SPECTOR, P. E. Psicologia nas Organizações. São Paulo: Editora Saraiva, 2002.

BITTENCOURT, C. et al. Gestão contemporânea de pessoas. Novas práticas, conceitos tradicionalistas. Porto Alegre: Bookman, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.



PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS: (20 horas)

Ementa: O conteúdo abrange Cultura e Clima Organizacional; Qualidade de vida e de trabalho e sua relação com o ambiente e produtividade; Responsabilidade Social; Sustentabilidade. Variáveis que afetam o comportamento organizacional.

Bibliografia Sugerida:

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional (11ª Edição). São Paulo: Prentice Hall, 2005

WAGNER II, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 3. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, c2012. 539 p.

LANZER, F. Clima e Cultura Organizacional: Entender, Manter e Mudar. Editora Createspace Independent Publishing Platform. 2017

TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. Atlas, 2008.



FUNDAMENTOS DA TEORIA GERAL DE SISTEMAS: (20 horas)

Ementa: O tópico aborda pressupostos básicos da Teoria Geral de Sistemas; Análise da natureza dos sistemas e a interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Análise das leis fundamentais dos sistemas. TGS como abordagem organizacional.

Bibliografia Sugerida:

BERTALANFFY, L V Teoria Geral dos Sistemas. Ed. Vozes;1975

CHURCHMAN, C W. Introdução à Teoria dos Sistemas. Ed. Vozes; 2015.

MARTINELLI, D. Teoria Geral dos Sistemas. Ed. Saraiva; 2012.



FUNDAMENTOS DAS TEORIAS DE GRUPOS: (20 horas)

Ementa: O conteúdo contempla a Teoria das Organizações de Max Weber; o indivíduo e o grupo; O grupo e as Organizações; organização de equipes efetivas.

Bibliografia Sugerida:

VRIES M F R K. Reflexões sobre grupos e organizações. DVS Editora; 2014.

GUERREIRO S. Comportamento Organizacional vol.2. Editora Instituto Piaget: 2013.

ROJOT, J; ROUSSEL, P; VANDENBERGHE, C. Comportamento Organizacional vol.3. Editora Instituto Piaget: 2014.



 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: (20 horas)

Ementa: A temática apresenta os processos de comunicação nas organizações. Articulação dos processos de comunicação e as políticas da organização. Avaliação da eficácia da comunicação no ambiente de trabalho. Comunicação e administração de pessoas.

Bibliografia Sugerida:

TORQUATO, G. Tratado de comunicação organizacional. Cengage Learning, 2008.

MATOS, G G. Comunicação Empresarial sem complicação. Editora Manole Ltda; 2014

NASSAR, P. Comunicação Interna: A força das empresas. Aberie editoral; 2005



 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS: (20 horas)

Ementa: O conteúdo aborda os princípios geradores e a função dos conflitos; Administração de conflitos; Negociação; Argumentos e persuasão. Negociação e modelo organizacional. Psicologia Positiva.

Bibliografia Sugerida:

GARBELINI, V M P. Negociações e Conflito. Intersaberes; 2016.

FIORELLI J O; FIORELLI, M R; MALHADAS JUNIOR, M J O. Mediação e Soluções de conflitos: Teoria e Prática. Atlas; 2008.

MATOS, F G. Negociação e Conflito. Editora Saraiva; 2014.

    
GESTÃO DE PESSOAS: (80 horas)

Ementa: A temática contempla os fundamentos da gestão de pessoas, histórico e desenvolvimento; planejamento de gestão de pessoas; Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais; Recrutamento e Seleção de Pessoas; Integração; Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; Coaching; Avaliação de Desempenho; Benefícios; Novas tecnologias na gestão de pessoas.

Bibliografia Sugerida:

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações. 4ª EDIÇÃO; 2014.

ROTHMANN, I; COOPER C L. Fundamentos de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Elsevier 2ª. Ed; 2017.

BARBIERI, U F.Gestão de Pessoas nas Organizações – Conceitos Básicos e Aplicações. Atlas; 2016.

MORIN, E M; AUBÉ, C. Psicologia e Gestão. Atlas; 2009.



 FENÔMENOS ORGANIZACIONAIS E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS: (20 horas)

Ementa: O tema aborda a função do trabalho e o funcionamento da sociedade; iniciação profissional; desemprego; envelhecimento, aposentadoria e reforma previdenciária; preconceito; trabalho e gênero; assédio moral e sexual; inteligência emocional.

Bibliografia Sugerida:

FARINA, A A S; FRANCO, E M. Temas Contemporâneos em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Expressão e Arte Editora; 2009.

Garcia, I S; Tolfo, S R.   Assédio Moral no Trabalho: Culpa e Vergonha pela humilhação. Juruá; 2011.

BORGES, L O; MOURÃO L. O trabalho e as organizações: atuações a partir da Psicologia. Artmed; 2013.



SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES: (20 horas)

Ementa: O conteúdo estabelece a relação entre Trabalho e saúde; bem-estar; adoecimento e sofrimento psíquico associado ao trabalho; estresse; fadiga; Burnout.

Bibliografia Sugerida:

ROSSI, A M. Stress e Qualidade de vida no Trabalho: Melhorando a saúde e bem-estar dos funcionários. Atlas; 2013

GLINA, D M R; ROCHA, L E. Saúde Mental no Trabalho – Da Teoria à Prática. Roca; 2010.

DEJOURS, C. A loucura do Trabalho: Estudo de psicopatologia. Cortez; 2015.



 RELAÇÕES HUMANAS, LIDERANÇA E NEUROPSICOLOGIA: (60 horas)

Ementa: O conteúdo aborda o desenvolvimento das relações interpessoais nas organizações. Relações humanas entre equipes; Conceitos e estilos de liderança. Funções neuropsicológicas: motivação e inteligência emocional.

Bibliografia Sugerida:

MINICUCI, A. Relações Humanas: Psicologia das relações interpessoais.6ª. ed. Atlas; 2001.

ULRICH, D. Sustentabilidade da Liderança. HSM, 2014.

BALDWIN, T; BOMMER, B; RUBIN, R. Gerenciando o comportamento organizacional. O que os gestores eficazes sabem e fazem. Elsevier; 2015.



 METODOLOGIA DE PESQUISA: (20 horas)

Ementa: A temática apresenta conteúdos teórico-metodológicos para formulação de um problema de pesquisa e para a elaboração de projeto. Tipos de pesquisa e o método compatível com o problema a ser investigado. Técnicas de pesquisa em psicologia e elaboração de relatórios e artigos.

Bibliografia Sugerida:

SPECTOR, N. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Guanabara Koogan; 2001.

BENDASSOLLI, P F; SOBOLL, L A P. Métodos de pesquisa e intervenção em Psicologia do Trabalho. Atlas; 2014

FRANÇA, J L; VASCONCELLOS, A C. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. Ed.UFMG; 2007.



 ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA (ARTIGO CIENTÍFICO): (40 horas)

Ementa: Elaboração de projeto. Coleta de dados. Análise de dados. Redação do artigo científico. Apresentação em público.



METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas. Estudos de casos. Trabalhos de pesquisa individual e em grupo. Exercícios individuais e em grupo. Análise de artigos científicos. Estudos dirigidos.

DURAÇÃO DO CURSO

Em cumprimento às disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018 do Ministério da Educação, o curso possui carga horária de 360 horas, distribuídas em 18 meses.

As aulas acontecerão em frequência quinzenal, aos sábados das 8h as 12h e das 13h às 17h.


AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Os estudantes serão avaliados durante e ao término de cada módulo por meio de atividades individuais e em grupo.

Será considerado aprovado o estudante que cumprir os seguintes critérios:

  1.  Nota igual ou superior a 6 (seis) em cada módulo.
  2. Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.
  3. Entrega de Monografia em formato de Artigo Científico.



COORDENAÇÃO

Dra. Celina Daspett, psicóloga, doutora em Ciências; mestre em Psicologia Clínica e coordenadora da Graduação em Psicologia da Faculdade de Paulínia.


CORPO DOCENTE

Composto por professores doutores, mestres e especialistas do corpo docente de Faculdade de Paulínia e convidados.

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